PLURI reúne mais de mil participantes no IFPE Campus Pesqueira

O encontro desse ano teve como tema central “A Matemática Está em Tudo”.

O IFPE Campus Pesqueira promoveu entre os dias 20 e 23 de novembro a sétima edição do PLURI que é um grande encontro que reúne Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Humanidades. Ao longo dos quatro dias, mais de 700 inscritos participaram de palestras, amostras, minicursos, oficinas e simpósios. Escolas estaduais, municipais e particulares de Pesqueira visitaram os estantes e salas que mostraram diversos eixos ligados ao tema central do encontro desse ano que foi “A Matemática Está em Tudo”. A organização do evento estima que mais de mil pessoas percorreram o Campus ao longo da semana.

Galeria de fotos => https://goo.gl/MefPDS

A abertura ocorreu às 19h, do dia 20, no auditório do Campus, com a apresentação cultural da Trupe do IFPE a qual é formada por estudantes, além de uma bela homenagem póstuma à professora Rosário Sá Barreto. Na ocasião, o esposo dela, Osvaldo Ribeiro dos Santos, recebeu uma placa com dizeres enaltecendo a docente enquanto profissional e cidadã. “Rosário foi uma grande mulher, assim como era grande o seu nome. Soube cativar a todos.”, enfatizou o diretor geral do Campus Pesqueira, professor Valdemir Mariano.

O docente e amigo de longa jornada de Rosário, o professor Kleber Fernando Rodrigues, também proferiu palavras de afeto à docente que trabalhou no Campus Pesqueira por mais de 20 anos. “Rosário idealizou esse Simpósio que estamos iniciando hoje. Poucos dias antes de falecer, ela me enviou a proposta para que eu avaliasse. E como sempre, estava aprovadíssima, pois Rosário sempre teve ideias geniais. Deveremos sempre lembrar com muito afeto desse grande mulher. Dessa grande guerreira. Dessa grande educadora.”, declarou emocionado Rodrigues.

Após as homenagens, ocorreram os lançamentos de dois livros, “Mosaico da Vida Contemporânea” organizado por José Adilson Filho e Kleber Fernando Rodrigues e o livro “Novo Enem e o dono da voz: discursos, ideologias, práticas e intenções” de autoria dos professores Joana Macêdo e Elione Diógenes. Os autores discutiram os temas dos livros e abriram os microfones para dúvidas, indagações e debates com os presentes.

Nos dias 21, 22 e 23, aconteceram diversas atividades, entre palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências, simpósios, mesas-redondas e mostras de pesquisa e extensão. Foram oferecidas também ações integradas de saúde, ofertadas pelo curso de bacharelado em enfermagem. “Foi muito positiva a participação do público estudantil. Recebemos a visita das escolas Elizeu Araújo, Cacilda Almeida, Dom Adelmo, Arruda Marinho, além da Margarida Falcão, Cristo Rei e EREMJAM. Mesmo com a limitação orçamentária desse ano para realizar o evento, tivemos uma adesão muito boa do público, o que mostra que o PLURI está consolidado no calendário escolar e da cidade de Pesqueira.”, afirmou o coordenador geral do PLURI, o professor Fernando Emídio Leite Almeida.

Para o diretor geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, o PLURI é um evento histórico e marcante no calendário anual do Campus, com requinte de pluralidade de conhecimentos integrados, trazendo renovadores registros no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, com o potencial de agregar docentes, discentes, administrativos e a comunidade externa. “Nesta sétima edição, o evento cresce em dimensão, ao expandir-se com novas atividades e fortalecer ainda mais o caráter da interdisciplinaridade entre as ciências disseminadas no âmbito dos cursos técnicos e superiores ofertados neste Campus.”, informou Mariano.