Projeto de Extensão dá origem a artigos científicos com foco na qualidade de vida dos idosos

Trabalhos na área de Enfermagem foram recentemente publicados no International Journal of Development Research (IJDR)

Os artigos científicos intitulados “Educação em Saúde como ferramenta para prevenção de acidentes em idosos: revisão integrativa” e “Assistência Domiciliar na prevenção de quedas e melhoria da qualidade de vida em idosos: revisão integrativa” foram publicados na edição de dezembro de 2020 do International Journal of Development Research (IJDR), que possui fator de impacto 7.012. O fator de impacto é medido em função do número de citações de artigos e serve para qualificar revistas científicas. No âmbito da Plataforma Sucupira – Capes, o IJDR possui o conceito B2 na área de enfermagem.

O levantamento feito pelos autores teve como cerne a avaliação de conteúdos e resultados de pesquisas traduzidas em artigos científicos na área de prevenção de riscos de acidentes com idosos publicados nas principais bases de dados da literatura especializada por um período de cinco anos. O grupo de estudiosas/os responsável pela revisão literária que integra o artigo faz parte do Projeto de Extensão denominado ‘Educação em Saúde: ferramentas para prevenção de quedas e a exposição a fatores de risco em idosos’, coordenado pela professora Célia Vasconcelos, do curso superior de Bacharelado em Enfermagem do IFPE Pesqueira.

O grupo conta ainda com as/os professoras/es Valdirene Carvalho, Raimundo Oliveira e Humberto Fernandes e as/os bacharelandas/os Maria Eduarda Souto, Maria Ariele Nascimento, Getúlio Neto e Lívia Silva, todas/os do curso superior de Bacharelado em Enfermagem do IFPE Pesqueira. Também assinam os artigos, professoras/es e pesquisadoras/es da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Fundação Osvaldo Cruz / Fiocruz / Instituto Aggeu Magalhães.

Em ambos os artigos, as/os autoras/es cotejaram diversos trabalhos científicos dedicados à questão dos acidentes e quedas de pessoas da terceira idade e suas causas e consequências à luz da avaliação de ações educativas que visam à prevenção dos acidentes com idosos e do trabalho assistencial domiciliar alinhado à prevenção dos acidentes com pessoas de 65 anos ou mais, respectivamente, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dessa população.

De acordo com os próprios estudos elencados pela equipe, aproximadamente um terço da população idosa com mais de 65 anos é acometida de quedas pelo menos uma vez ao ano. De modo transversal, são avaliadas também questões relativas à nutrição e aos exercícios físicos, além de outros fatores intervenientes que afetam a qualidade de vida dos idosos. O levantamento desperta a reflexão sobre a importância de ações preventivas em relação aos acidentes nessa faixa etária, que podem levar à morbidade e à mortalidade, ou ocasionar outros danos fisiológicos e psicológicos, como a perda da autoestima, da autoconfiança e o isolamento social compulsório. Os links para os artigos estão disponibilizados a seguir:

Clique AQUI e acesse o artigo: Educação em Saúde como ferramenta para prevenção de acidentes em idosos: revisão integrativa.

Clique AQUI e acesse o artigo: Assistência domiciliar na prevenção de quedas e melhoria da qualidade de vida em idosos: revisão integrativa.