Início do conteúdo

Projeto de extensão do IFPE Pesqueira amplia a visibilidade da obra musical do povo Xukuru

Músicos da etnia Xukuru do Ororubá foram para o estúdio e gravaram 12 canções em formato digital


O projeto de extensão do Campus Pesqueira do IFPE denominado “O som que vem da serra: Samba de Coco Xukuru do Ororubá” constitui-se da produção, gravação e divulgação de canções entoadas por indígenas da etnia Xukuru do Ororubá.

Coordenado pelo bibliotecário do IFPE Pesqueira, Daniel Andrade, o projeto de extensão do IFPE Pesqueira conta com apoio do estudante do curso superior de Engenharia Elétrica do Campus, Wagner Lima, que atuou de forma voluntária na produção artística. A produção executiva foi de Daniel Andrade e Naldinho Braga.

As composições (a maioria de domínio público ou torés do povo Xukuru) foram gravadas no Bragas Estúdios, na cidade de Cajazeiras-PB, em novembro de 2023, pelos músicos Diego (vocal); Romero (ganzar e backing vocal); Edinaldo (pandeiro e backing vocal); Ita (backing vocal); Titio (surdo) e Mocotó (triângulo) representam o samba de coco da cultura tradicional do território Xukuru do Ororubá.

De acordo com Daniel Andrade, “para os povos originários, expressar a cultura vai além da própria brincadeira e representa a resistência”. O Samba de Coco Toype do Ororubá surgiu em 2017, na aldeia Lagoa, como expressão da cultura tradicional do povo Xukuru do Ororubá.

>>> Confira AQUI o som que vem da serra: Samba de Coco Xukuru de Ororubá.

Fim do conteúdo