Projeto em Língua Portuguesa reúne artigos de estudantes do IFPE Pesqueira

Produzidos por discentes do 4º período de Edificações os artigos abordam temas diversos

Com o título: “Vivo, logo opino”, o projeto que trabalha os gêneros textuais na disciplina Língua Portuguesa IV do curso técnico de Edificações, modalidade médio integrado, tem como objetivo a produção de artigos de opinião organizados em formato de coletânea, com a divisão por tópicos que abordam temas diversos como o cotidiano dos/as estudantes, assuntos de interesse da sociedade e atualidades, além de assuntos relativos à vida acadêmica.

Cultura, política, esportes, arte, educação são alguns dos temas abordados pelos artigos em um trabalho que visa estimular a produção textual dos discentes. A produção é coordenada pela professora de Língua portuguesa do IFPE Pesqueira, Thaysa Braide, e os textos mais atuais do projeto foram produzidos no segundo semestre de 2022.

Além de ser um ótimo exercício para redações como a do Enem, a produção também estimula a imersão em algumas nuances de gêneros textuais específicos, como os textos jornalísticos, crônicas e os analíticos. De acordo com a professora Thaysa, os textos “abordam diversas esferas da atividade humana, estimula a reflexão sobre as práticas discursivas e sociais que circundam e constituem a vida”, registrou a docente no prefácio da coletânea.

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, “a coletânea é fruto de uma sequência de aulas que trabalharam questões como cidadania, participação social por meio da escrita, característica do campo jornalístico-midiático, importância da argumentação, estratégias argumentativas, relações lógico-discursivas, até culminar com o próprio artigo de opinião enquanto gênero textual”, pontuou a professora.

>>> Acesse AQUI a coletânea de artigos “Penso, logo opino”.