Proposta do curso de Pedagogia Intercultural Indígena do IFPE Pesqueira é aprovada pela CAPES

A proposta do IFPE Pesqueira foi aprovada com nota máxima

O IFPE Pesqueira comemorou na última sexta-feira, 15, a aprovação da proposta de criação do curso de Pedagogia Intercultural Indígena no âmbito do edital nº 23/2023 do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR Equidade. O edital foi lançado em 2023 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o intuito de fomentar novos cursos superiores baseados na formação pedagógica inclusiva.

O IFPE Vitória de Santo Antão também foi contemplado com a aprovação da Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva. Para mais informações, clique aqui.

A turma inicial será formada por 30 estudantes e a professora Thaysa Braide foi a escolhida pela comissão interna que elaborou a proposta do Campus Pesqueira para coordenar o curso. O Programa forma professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos.

Os cursos que serão ofertados nas cinco regiões do Brasil são Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.

A comissão interna, responsável pela elaboração da proposta do IFPE Pesqueira que obteve a nota máxima, é formada pelas docentes Andreza Lima, Fabiana Júlia, Kalina Curie, Thaysa Braide, e pela pedagoga Bárbhara Nascimento e o pedagogo Kelderlange Bezerra. De acordo com o diretor-geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, “o resultado foi fabuloso para o IFPE, em especial para o Campus Pesqueira e para toda a comunidade indígena do povo Xukuru existente no nosso entorno, que será agraciada com esse grande projeto”.

A próxima etapa engloba seleção e matrícula dos alunos pelas instituições de ensino superior. A inclusão de novos cursos no e-MEC irá até o dia 31 de julho. As aulas têm previsão de início até 31 de agosto.

>>> Clique AQUI para mais informações.