Resultado do Enem 2023 já está disponível e o IFPE oferta 581 vagas em cursos superiores nos campi Recife, Pesqueira e Igarassu

Inscrições no SiSU estarão abertas de 22 a 25/01

Estudantes que fizeram o Enem 2023 e não tiraram zero na redação poderão concorrer a uma das 581 vagas em cursos superiores ofertadas pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) nos campi Recife, Pesqueira e Igarassu. As inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) acontecem no período de 22 a 25/01 exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e para se inscrever é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2023.

No ato da inscrição, o/a candidato/a deve selecionar até duas opções de vaga que poderão ser alteradas durante o período de inscrição. No Campus Recife, são 305 vagas nos cursos de Análise de Sistemas, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Gestão Ambiental, Gestão de Turismo e Radiologia.

No Campus Pesqueira, são 160 vagas distribuídas entre os bacharelados em Enfermagem e em Engenharia Elétrica, e as licenciaturas em Física e em Matemática. Já no Campus Igarassu, o IFPE disponibiliza 116 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Gestão de Qualidade e Sistemas para Internet.

O resultado do Enem 2023 foi divulgado na última terça (16) e para conferir a nota o/a candidato/a deve acessar a página do participante e verificar o boletim de desempenho. O Enem é uma das portas de entrada para os cursos superiores do IFPE, instituição que oferta ensino público, gratuito e de qualidade reconhecida. A divulgação do resultado da primeira chamada do SiSU está prevista para o dia 30/01.

Mudanças no SiSU

O SiSU 2024 trouxe algumas inovações. Pela primeira vez, não haverá duas edições da seleção no mesmo ano. Dessa forma, o/a estudante classificado/a já saberá logo no início do ano se seu curso começará no primeiro ou no segundo semestre, o que facilita o planejamento para todos/as.

Outras mudanças são decorrentes da entrada em vigor da Lei 14.723, também conhecida como nova Lei de Cotas, sancionada pelo presidente da República em 13 de novembro de 2023. A Lei regula o acesso aos cursos de educação superior e de ensino técnico de nível médio nas instituições federais para estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, e para pessoas com deficiência, bem como aqueles/as que tenham cursado o ensino médio ou fundamental em escola pública.

De acordo com as novas regras, a renda máxima per capita para o ingresso de estudantes oriundos de famílias de baixa renda caiu de um salário mínimo e meio para um salário mínimo. Ainda de acordo com a Lei, pessoas originárias de comunidades quilombolas também passam a integrar o rol de cotistas. Outra mudança é que as pessoas inscritas como cotistas agora concorrerão a essa reserva de vagas somente se não alcançarem a nota necessária para o ingresso via ampla concorrência.

Acesse o Termo de Adesão ao SiSU 2024 com todas as informações referentes aos cursos ofertados pelo IFPE.