Valorização da vida é tema de roda de conversa no IFPE Campus Pesqueira

O evento contou com a participação de profissionais do IFPE Campus Pesqueira e estudantes

O IFPE Campus Pesqueira realizou, na tarde desta terça-feira (24), uma roda de conversa sobre depressão e suicídio. O evento faz parte da campanha “Desperta Pesqueira: diga sim à vida“, que chama a atenção para os cuidados com a saúde mental.

Participaram do papo com os estudantes os professores do IFPE Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, Silvana Cavalcanti, Valquíria Bezerra e Roberto Mauro, além do psiquiatra do campus, Ezron Maia. A mediação foi da psicóloga do IFPE, Josy Cavalcante. “É importante que a gente mostre que existem os profissionais na instituição, que existe o setor de psicologia, o psiquiatra, as professoras de saúde mental. Que estamos todos aqui dispostos a ouvi-los e ajudá-los de alguma forma”, ressaltou Josy Cavalcante.

Na conversa, assuntos como o uso de redes sociais, culto ao corpo e a rotina de tensão dos estudantes foram discutidos. Outro tema debatido foi a importância do diálogo na prevenção do suicídio. “Sofrimento mental é algo próprio do ser humano. Todos nós sofremos. Mas se deixamos esse jovem isolado, não oportunizamos falar, desabafar, procurar ajuda, isso com certeza vai ser um fator de agravamento”, explicou a professora Valquíria Bezerra.

As rodas de conversa sobre depressão e prevenção ao suicídio continuam nesta terça-feira (24), à noite, e amanhã (25), pela manhã, sempre no pátio da cantina do campus Pesqueira. Uma das convidadas do papo desta quarta-feira é a professora do curso de enfermagem do IFPE Campus Pesqueira, Juliana Lourenço, que deixou um recado: “A gente precisa falar para conscientizar todo mundo que suicídio é um problema de saúde pública e que precisa ser debatido nas escolas e universidades, pra quebrar esse estigma em torno do tema. É quebrando esses preconceitos que a gente consegue vencer”, concluiu.