Início do conteúdo

IFPE Afogados realiza primeira cerimônia de colação de grau conjunta de cursos superiores

Colaram grau os formandos de Licenciatura em Computação e pioneiros da Engenharia Civil


Na noite do dia 03 de abril, o IFPE Afogados realizou uma colação de grau conjunta das turmas dos seus cursos superiores. A cerimônia, que aconteceu no auditório do Campus, contou com as presenças do Magnífico Reitor José Carlos de Sá, da Pró-Reitora de Ensino do IFPE Magadã Lira, da Diretora-Geral do Campus Andrea Dacal e do Diretor de Ensino Alexsandro Cavalcanti, além dos coordenadores dos cursos Maria Amélia Silva Costa (Licenciatura em Computação) e Renê Benevides (Engenharia Civil).

Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado de forma conjunta, unindo estudantes concluintes dos dois cursos superiores do Campus. A turma de Engenharia Civil, foi a pioneira do curso, que no ano de 2025 recebeu a nota 4 na avaliação do Ministério da Educação, em uma escala onde as notas vão de 1 a 5. Outro destaque é o alto número de mulheres cursando e concluindo o curso, na colação de grau, dos quatro concluintes, três são mulheres.

Participaram do cerimônia ainda o vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – CREA-PE, Luiz Borges, e o secretário da Inspetoria de Afogados da Ingazeira, Luiz Júnior. O vice-presidente falou sobre importância da parceria entre instituições como o IFPE e o Sistema CREA e, como ato simbólico, presenteou os formandos em engenharia com capacetes de obra personalizados com o logo da instituição.

“Uma vez perguntaram à Lia de Itamaracá como se fazia para dançar ciranda, e ela respondeu: ‘é simples, a gente se põe em círculo, dá as mãos e dança’, é esta a mensagem que nós do CREA queremos deixar para vocês, de união e de parceria”, pontuou.

O documento de láurea acadêmica foi entregue à estudante Márcia Cristina Rafael de Lima, do curso de Licenciatura em Computação. A concluinte foi aprovada em 1º lugar no Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação do Instituto Federal da Paraíba.

Durante os discursos dos oradores, paraninfos e autoridades presentes, foi lembrados a importância do conhecimento não só para a formação técnica de profissionais, mas para a formação de cidadãos com consciência e capazes de transformar positivamente a sociedade, seja na docência, seja na vida acadêmica ou nas intervenções e projetos.

Encerrando a programação, o Magnífico Reitor José Carlos de Sá falou de sua emoção todas as vezes que retorna ao Sertão, onde está sua origem, pela satisfação de ver tantas famílias formando seus filhos na região onde vivem e com uma educação de excelência.

Lembrou ainda as múltiplas possibilidades que a formação superior é capaz de oferecer: “Aqui nós ouvimos sobre os caminhos que os estudantes estão começando a trilhar a partir de sua formação, uns seguindo para o mestrado, outros já em sala de aula, alguns dentro da obra, outros que vão realizar seus projetos, mas o importante é que vocês tem essa base sólida e que vocês consigam usar isso a favor de vocês”, frisou.

Confira todas as fotos clicando AQUI.

Fim do conteúdo