Perfil Profissional
Perfil profissional
O profissional da Licenciatura em Computação do Campus Afogados da Ingazeira do IFPE deve ter sua formação pautada nos princípios e desafios propostos para a Educação no século XXI, quais sejam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (DELORS, 2000).
Ao concluir o Curso de Licenciatura em Computação, o egresso deverá apresentar um conjunto de competências que permitam a sua atuação na área de ensino, respeitando as atribuições legais e atendendo às exigências do mundo do trabalho, as quais requerem uma sólida base de conhecimentos, aliados ao desempenho com competência, autonomia e postura ética do educador. São também requeridas capacidades relacionadas à criatividade e, sobretudo, à tarefa de se adaptar às novas situações que exigem a realização de trabalhos nas atividades acadêmicas do ensino fundamental e médio.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica aplicam-se à formação de professores para o exercício da docência na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e nas respectivas modalidades de educação.
Desse modo, o Instituto Federal de Pernambuco irá, de maneira articulada, promover a formação inicial dos profissionais com o curso superior, além da formação continuada dos profissionais do magistério com cursos de curta e média duração, para viabilizar o atendimento às suas especificidades nas diferentes etapas e modalidades de educação básica, observando as normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
O egresso deve possuir a capacidade de articular os conhecimentos científicos com os didáticos e pedagógicos, para melhor gestão do processo ensino-aprendizagem; deve saber trabalhar em equipe para melhor integração curricular e ações interdisciplinares; e deve articular seus saberes com as inovações e com a capacidade de gerir seu próprio desenvolvimento profissional.
Saberes docentes
Os saberes docentes serão desdobrados em três etapas, são eles: Formação Didático-Pedagógica, Formação Específica e Formação Básica.
– Formação Didático-Pedagógica
1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação, visando ao ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e à formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações;
2. Possuam capacidade de fazer uso da interdisciplinaridade e de introduzir conceitos pedagógicos para o desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, permitindo uma interação humano-computador inteligente, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem assistido por computador e as interações que se estabelecem por meio da educação à distância;
3. Possuam capacidade de atuar como docente, estimulando a investigação científica por meio de uma visão de avaliação crítico-reflexiva;
4. Sejam capazes de atuar no desenvolvimento de processos de orientação, motivação e estimulação da aprendizagem, por meio da seleção de plataformas computacionais adequadas às necessidades das organizações.
– Formação Específica
Compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade, no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
1. Visão crítica e criativa no processo de identificação e resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
2. Capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios, e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas.
– Formação Básica
1. Conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;
2. Capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo;
3. Capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar;
4. Compreensão da necessidade da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
5. Capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho.
Estudos integradores para enriquecimento curricular
A seguir são apresentadas as diretrizes para os Estudos Integradores para Enriquecimento Curricular (EIECs), para comprimento das 210 horas de atividades que devem ser realizadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Computação do IFPE campus Afogados da Ingazeira.
OS EIECS constituem um conjunto de estratégias didático-pedagógicas que permitem, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional e a formação do cidadão, agregando, reconhecidamente, valor ao currículo do estudante. Tais estratégias devem ser desenvolvidas durante o período de formação, sendo desconsideradas as atividades realizadas em momento anterior à realização de matrícula no curso de Licenciatura em Computação.
As atividades poderão assumir as mais variadas formas e cargas horárias: cursos de extensão, minicursos, capacitações, palestras, oficinas, seminários, fóruns de debate, discussões e apresentações de trabalhos coletivos e individuais, exposições culturais, teatro, cinema, campanhas etc., sempre acompanhadas de certificado, atestado ou comprovante que contenha a carga horária.
As atividades que não tiverem comprovação do número de horas deverão ser avaliadas pelo Colegiado.
O aluno deve integralizar 210 horas de atividades, sendo que não pode ultrapassar o valor de 90 horas no mesmo grupo de atividade, seja ele de atividades acadêmicas, científicas e tecnológicas ou culturais.