Notícias
Coordenação do PIBID e PRODEN realizam visita institucional ao Campus Afogados
Objetivo da ação foi divulgar as atividades institucionais e aproximar a gestão dos participantes locais
No último dia 29 de maio, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFPE, representada pelo professor Etelino de Melo, e a Pró-Reitoria de Ensino (PRODEN), representada pela pró-reitora Magadã Lira, realizaram uma visita institucional ao Campus Afogados da Ingazeira. O objetivo da ação foi divulgar as atividades institucionais do programa e aproximar a gestão dos participantes locais.
A recepção contou com a presença da Diretora-Geral do campus, professora Andrea Dacal, e do Coordenador de Área do PIBID para o curso de Licenciatura em Computação, professor Diego de Almeida, além de supervisores, estudantes bolsistas e voluntários do programa. Na abertura das atividades, a Diretora-Geral destacou o impacto positivo e a relevância do PIBID tanto para o desenvolvimento do campus quanto para o fortalecimento da Licenciatura em Computação.
A programação foi dividida em duas etapas principais: inicialmente, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Coordenação Institucional e pela PRODEN no âmbito do PIBID; em seguida, promoveu-se um espaço de diálogo direto entre os gestores e os integrantes do programa, incluindo coordenadores de área, supervisores, bolsistas e voluntários de iniciação à docência.
De acordo com os organizadores, o encontro reforça o compromisso do IFPE com as diretrizes e discussões fomentadas em fóruns nacionais da área, a exemplo do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e do CONNENORT, eventos que contam com a participação ativa de docentes e discentes da instituição.
Além do Campus Afogados da Ingazeira, o cronograma de visitas institucionais da Coordenação do PIBID e da PRODEN contemplou também os campi Belo Jardim, Pesqueira, Recife, Barreiros e Vitória de Santo Antão.
Sobre o PIBID – Fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PIBID tem como finalidade estimular a formação de professores para a educação básica, promovendo a valorização do magistério. No âmbito do IFPE, as ações do programa estendem-se às comunidades escolares por meio de parcerias firmadas com redes de ensino municipais e estaduais.