Início do conteúdo

Projeto de Pesquisa do IFPE Afogados testa água de reuso no plantio de girassol

Iniciativa mobiliza 12 estudantes do Curso Integrado de Saneamento


O IFPE Afogados da Ingazeira vem desenvolvendo, desde o mês de março de 2026, o Projeto de Pesquisa denominado “Utilização de água residuária no cultivo de girassol no Sertão Pernambucano”. O objetivo da iniciativa é avaliar a água de reuso tratada como fonte alternativa para irrigação no cultivo de girassol na região do semiárido, em uma área experimental do Campus, onde foram plantadas 720 plantas da variedade BRS 122-V2000.

O trabalho vem sendo desenvolvido por 12 estudantes voluntários do 5º e 7º períodos do Curso Técnico Integrado de Saneamento com orientação dos professores Valdemir de Paula e Silva Junior, Roberta Queiroz Cavalcanti, Newton Leite de Souza e do técnico em laboratório de Área Química Rafael Gomes Correia.

A água de reuso ou água residuária é um recurso não potável e uma alternativa para garantir segurança hídrica no contexto de uma região que enfrenta períodos de estiagem prolongada. Ela passa por processos de tratamento físicos e biológicos para garantir segurança sanitária sendo assim uma opção sustentável para reduzir a demanda sobre os recursos hídricos naturais, além de diminuir o volume de rejeitos líquidos lançados no meio ambiente.

De acordo com os professores, a intenção é avaliar o aumento da produtividade na produção de sementes com utilização de água residuária. O projeto contou com a parceria do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA, por meio do pesquisador José Nildo Tabosa, que viabilizou a doação das sementes para o experimento.

As conclusões do estudo resultarão na elaboração de relatórios de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC dos estudantes envolvidos, além de artigos científicos que poderão ser submetidos em congressos e eventos científicos do IFPE ou de outras instituições.

Segundo o catálogo científico Plants of the World Online (POWO) – Helianthus, existem mais de 50 tipos diferentes de girassóis no mundo, variando em tamanho, cor e finalidade (ornamental ou produção de grãos/óleo). Essas variedades incluem plantas gigantes de mais de 3 metros, tipos anões para vasos e girassóis coloridos com tons de marrom, laranja e até pétalas listradas. A variedade plantada no IFPE Afogados tem produzido plantas de 1,5m de comprimento.

Fim do conteúdo