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Perfil Profissional


https://www.ifpe.edu.br/campus/barreiros/cursos/tecnicos/subsequente/instrumento-musical/perfil-profissional

O egresso terá reunido em sua formação os subsídios essenciais para assegurar a boa qualidade de sua prática musical como instrumentista individual (como solista), ou em atividades coletivas, orquestras, bandas, coros, grupos camerísticos e grupos populares, para pequenos grupos ou escolas livres de música, e demais espaços de atuação nas quais a música esteja inserida, apresentando um conjunto de competências que permitam a sua atuação na área, tais como:

1. Integrar estudos e pesquisas na elaboração e interpretação artística de ideias e emoções.
2. Identificar e aplicar, articuladamente, os componentes básicos da linguagem musical.
3. Selecionar e manipular esteticamente diferentes fontes e materiais utilizados nas composições musicais, bem como os diferentes resultados artísticos.
4. Caracterizar, escolher e manipular os elementos materiais (sons, gestos, texturas) e os elementos ideais (base formal, cognitiva) presentes na música.
5. Correlacionar linguagens artísticas a outros campos do conhecimento nos processos de criação e gestão de atividades artísticas.
6. Desenvolver formas de preservação e difusão das diversas manifestações artísticas, em suas múltiplas linguagens e contextualizações.
7. Incorporar à prática profissional o conhecimento das transformações e rupturas conceituais que historicamente se processaram na área.
8. Reinventar processos, formas, técnicas, materiais e valores estéticos na concepção, produção e interpretação artística, a partir de visão crítica da realidade;
9. Utilizar criticamente novas tecnologias na concepção, produção e interpretação artística.
10. Utilizar adequadamente métodos, técnicas, recursos e equipamentos específicos à produção, interpretação, conservação e difusão artística.
11. Conceber, organizar e interpretar roteiros e instruções para a realização de projetos artísticos.
12. Analisar e aplicar práticas das diversas culturas artísticas, suas interconexões e seus contextos socioculturais.
13. Analisar e aplicar combinações e reelaborações imaginativas, a partir da experiência sensível da vida cotidiana e do conhecimento sobre a natureza, a cultura, a história e seus contextos.
14. Pesquisar e avaliar as características e tendências da oferta e do consumo dos diferentes produtos artísticos.
15. Aplicar normas e leis pertinentes ou que regulamentem atividades da área, como as referentes a direitos autorais, patentes, saúde e segurança do trabalho.
16. Utilizar, de forma ética e adequada, as possibilidades oferecidas por leis de incentivo fiscal à produção na área.
17. Dominar códigos artísticos e musicais.
18. Elaborar apresentações e materiais com qualidade profissional.
19. Compreender a produção do conhecimento no campo da arte na perspectiva histórica, estética e filosófica.
20. Conhecer a produção artística do homem ocidental, desde a Grécia antiga até a contemporaneidade.

Nesse sentido, a busca pelo perfil ideal do concluinte do Curso Técnico em Instrumento Musical inclui também preocupações com relação a postura ética e profissional, além de aspectos psicológicos que envolvem a performance, vestuário, voz e atuação em palco, ou seja, o componente comportamental do profissional. As competências profissionais desejadas devem não só referir-se à prática instrumental e vocal, mas também as que possibilitem a contextualização do fato musical. No entanto, tendo em vista que as atividades profissionais exercidas pelo músico estão voltadas para a performance, o estudante egresso deverá desenvolver competências que levem a obter, por exemplo, uma melhor postura cênica no palco.

Última atualização em 16/08/2023

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