Notícias
Estudante do IFPE Caruaru vence Prêmio Naíde Teodósio 2026
Ana Luiza Barros Moreira Ramalho, do curso técnico em Segurança do Trabalho (integrado), escreveu a redação “A naturalização de uma responsabilidade”.
Cinco estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) estão na lista de vencedores/as da 15ª edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, nas categorias de Ensino Médio Técnico e Ensino Técnico Subsequente.
Ana Luiza Barros Moreira Ramalho, do curso técnico em Segurança do Trabalho (7º período), foi a representante do Campus Caruaru entre os/as premiados/as do IFPE.
A discente é autora da redação “A naturalização de uma responsabilidade”, submetida na temática Gênero e Educação. A redação abordou o papel da mulher como educadora, em ambiente formal e informal. “A principal questão que levantei na redação foi a naturalização da responsabilidade educativa historicamente e socialmente atribuída às mulheres, e as consequências que dela decorrem”, explicou Ana Luiza.
Ana também comentou que a participação no projeto de Pesquisa e Extensão ColaBora contribuiu com a familiarização do conhecimento sobre o tema. “Em uma das trilhas de aprendizagem do projeto, um dos assuntos abordados foi gênero e ciência. Portanto, visualizei que participar desse concurso seria uma ótima forma de concluir meu aprendizado e expor algumas das minhas reflexões sobre a temática”, afirmou.
Criado em 2007, o prêmio busca estimular a produção de redações, artigos científicos, projetos de experiência pedagógica e roteiros de documentário relacionados às questões de gênero em temáticas como educação, sexualidade, violência contra a mulher, inserção de mulheres nos espaços de poder, entre outras.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 16 de maio, no Cinema São Luiz.
O Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero é uma iniciativa da Secretaria da Mulher de Pernambuco, realizada em parceria com a Facepe, a Secretaria de Educação (SEE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).