Projeto interdisciplinar propõe ações para comunidade do Alto do Moura

Iniciativa identificou problemas e apresentou soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Na última sexta-feira (29) estudantes do curso técnico integrado em Edificações (6º período) apresentaram soluções criadas para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Alto do Moura. As ações expostas são resultado do projeto Cenário Interdisciplinar de Aprendizagem, coordenado pelo docente Adriel Lima. A iniciativa foi desenvolvida no decorrer do semestre por diferentes disciplinas de forma articulada, com a colaboração dos professores, visando identificar problemas reais da comunidade e propor soluções. A exposição aconteceu na Associação dos Artesãos do Alto do Moura.

Projeto Interdisciplinar

Para pontuar as dificuldades vividas pela população do bairro, os alunos dialogaram com a comunidade e realizaram visitas em residências e ateliês. Um problema observado foi a infiltração nos imóveis, por isso um dos grupos ficou responsável por investigar o caso. Batemos de porta em porta para saber qual era a necessidade de cada um e pensar como poderíamos ajudar a resolver aqueles problemas. Quando visitamos as casas, notamos que havia muita umidade nas paredes, então aplicamos a ementa sobre alvenaria que temos na disciplina de Tecnologia das Construções”, explicou Wendy Iasmin (17). Os estudantes mostraram os principais causadores de infiltrações e indicaram iniciativas simples de prevenção que os moradores podem providenciar.

Outra ação organizada pelos alunos, dessa vez na disciplina de Inglês, foi um curso de idiomas voltado para donos e atendentes de restaurantes e lojas de artesanato. Com 17 participantes, as aulas acontecem na Associação, duas vezes por semana, e são ministradas por discentes do IFPE, com a supervisão do professor de Inglês.

Dentro da disciplina Desenho de Arquitetura, a turma trouxe uma proposta de acessibilidade para uma das praças do bairro, entregando um projeto totalmente acessível para pessoas com deficiência e idosos, seguindo as regras da NBR.

“Esse projeto mostrou para mim e para meus colegas de turma que o conhecimento adquirido em sala de aula não serve apenas para ter uma boa nota nas provas. Vimos que podemos usar aquilo que aprendemos no IF para beneficiar a vida de muitas pessoas. Enxergamos o propósito social que nossa formação possui”, comentou Wendy.

Outras ações: Na disciplina de Química os alunos construíram um filtro para conter a fumaça nos fornos usados por artesãos que trabalham com o barro. Já as disciplinas de Educação Física, Matemática e Física propuseram, respectivamente, aulas de dança para melhorar a saúde e bem-estar da população; formas de proporcionar o acesso gratuito e prático a redes de Wi-Fi, gerando mais conforto, socialização e otimização econômica; e sugestões de produtos para envolver a cultura local.

Confira todas as fotos em: Galeria – Projeto CIA