Campus Caruaru completa dez anos de serviços prestados à sociedade

Atualmente são 879 estudantes matriculados e 136 servidores, entre docentes e administrativos.

Há dez anos a população de Caruaru e região recebia uma sede do Instituto Federal de Pernambuco. Foi no dia 27 de agosto de 2010 que aconteceu a inauguração do IFPE Caruaru, integrando a segunda fase de expansão da instituição, resultado da interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Campus funcionou por alguns meses na sede provisória, instalada na Escola Álvaro Lins, mas no mesmo ano passou para a sede definitiva, situada no Distrito Industrial, próximo ao Alto do Moura.

Fachada

Resultado de consulta pública, o Campus nasceu com uma vocação para empreendimentos nos setores de comércio, serviço e indústria. Inicialmente foram ofertados os cursos técnicos subsequente em Edificações, Segurança do Trabalho e Mecatrônica. Em 2012, esses cursos também passaram a ser oferecidos na modalidade integrada ao Ensino Médio. No mesmo ano, foi aberto o curso superior de Engenharia Mecânica, o primeiro no interior de Pernambuco.  Em 2018 surgiu a pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho. Hoje são 879 estudantes regularmente matriculados e 136 servidores, entre docentes e administrativos, efetivos e substitutos.

“Uma data especial. Hoje não tínhamos todos fisicamente no Campus, mas sentimos a energia, os risos, as conversas, as salas cheias. Juntamente com os profissionais que se encontravam no momento, fizemos uma prece de agradecimento pela nossa trajetória, pela delicada fase do nosso planeta, pelos novos e melhores dias que estão por vir. O IFPE Caruaru faz 10 anos alicerçado numa proposta de educação inclusiva, gratuita, cidadã. Ao longo deste tempo construímos uma base sólida e forte que vem contribuindo para o crescimento profissional e fortalecendo a cidade de Caruaru e entorno”, comentou a Diretora Geral do Campus, professora Elaine Rocha.

Nesses dez anos de atuação, o Campus soma diversas conquistas. Uma delas foi o desempenho dos estudantes dos cursos técnicos integrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Exame de 2019, por exemplo, o Campus ficou em 4º lugar, considerando as escolas públicas e privadas de Caruaru, e em 1º lugar entre as escolas públicas da cidade. Já o curso superior de Engenharia Mecânica foi avaliado com o conceito máximo no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Para Lucas Carvalho, ex-aluno, o IFPE teve um papel importante e decisivo em sua vida. “Aprendi a ter responsabilidade, a ser um bom estudante e um bom profissional. Foi no Instituto que eu aprendi a lidar com as diferenças e a importância de acreditar nas pessoas. A instituição abriu muitas portas para mim. Aprendi a ser uma pessoa melhor e a entender os outros”, declarou.

Também houve a ampliação da estrutura física, com a construção dos blocos da Biblioteca e de Engenharia, além das obras de acessibilidade. A partir de outubro de 2018, o Campus passou a oferecer alimentação escolar aos estudantes, nos três turnos, através dos recursos do PNAE. Os alimentos são produzidos por agricultores e agricultoras familiares do Assentamento Normandia, entre bolos, frutas e pães.

“Fui constantemente desafiada pelas atividades e pelo ensino que o campus proporciona. Eu saí de lá uma nova Yanca, muito mais consciente do seu papel como cidadã e muito mais decidida e preparada para ingressar na graduação e no mercado de trabalho,” afirmou Yanca Mônique, ex-aluna.

Olimpíadas.png

Os alunos conquistaram medalhas e menções honrosas em olimpíadas estaduais e nacionais, nas diversas áreas do conhecimento. O Campus Caruaru também firmou acordo de cooperação técnica com a Funase e capacitou socioeducandos através de cursos profissionalizantes oferecidos por docentes e administrativos. Discentes e público externo participaram dos cursos de extensão e de idiomas, esses últimos oferecidos pelo Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE). No intercâmbio, estudantes desenvolverem projetos de pesquisas premiados em eventos internacionais.

“Agradecemos a todos que fazem parte desta casa de educação. Nada seria possível sem a contribuição, cuidado, empatia de todos os nossos profissionais educadores.  O nosso papel e compromisso é com a transformação da vida dos nossos estudantes e realização dos seus sonhos através da educação. Sigamos juntos e fortes! Vida longa para esta casa de educação! ”, finalizou Elaine Rocha.

Muito além dos números

formatura.png

Essas são apenas algumas das experiências exitosas que o Campus realizou nos últimos anos. Considerando que cerca de 80% dos estudantes tem renda familiar menor que 1 salário mínimo, de acordo com a Plataforma Nilo Peçanha, essas conquistas se tornam ainda mais significativas, pois reforçam o papel do Instituto na redução das desigualdades.

Os resultados alcançados devem ser contextualizados sempre à luz do papel social desenvolvido pelo IFPE em promover uma educação pública, gratuita e de qualidade. Uma educação que vai além dos números, com respeito à tolerância e à pluralidade de ideias, vinculando escola, trabalho e práticas sociais como principia a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.