Gestores ressaltam papel da ciência e da tecnologia em abertura da SNCT

No Campus Caruaru, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) segue até o próximo sábado.

Começou na quarta-feira (21) a programação do IFPE Caruaru para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Durante todo o dia, palestras foram ministradas por professores do Instituto, da UPE e da UFPE, além de profissionais que atuam no mercado. A 17ª edição do evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece no formato virtual. O tema deste ano é “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. O objetivo da SNCT é mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.

Stanley Wilson.png

Alguns gestores participaram do momento de abertura: representando a Divisão de Pesquisa (DPesq) do Campus Caruaru, Marcus Vinícius e Adriel Lima; a diretora-geral do Campus, Elaine Rocha; e o diretor de Ensino, Fagner Diego. A apresentação cultural ficou por conta do estudante Stanley Wilson, flautista, clarinetista e saxofonista.

O professor Marcus Vinícius comentou sobre o tema escolhido para essa edição. “É maravilhoso, vamos debater diversas facetas da inteligência artificial, onde ela se insere, na filosofia, no empreendedorismo, na política. Vamos discutir como essa tecnologia pode ser utilizada a favor da sociedade”, declarou. Adriel Lima expôs suas expectativas para o evento, “esperamos que possa contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos nossos participantes e que desperte o interesse por novas oportunidades”, comentou.

Abertura.pngEm sua fala, Elaine Rocha fez uma contextualização da SNCT com a situação de pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19). “Nesse momento delicado que estamos vivendo, nunca foi tão importante falar sobre ciência e tecnologia. Estamos precisando de uma vacina e muitos estão trabalhando para isso. É a ciência a favor da humanidade”, afirmou. Também neste sentido, o professor Fagner Diego lembrou que é “um evento essencial num momento em que ocorrem tantas discussões sobre o papel SNCT 2020_Caruaru_Aberturada ciência. Enquanto instituição de educação, ciência e tecnologia, o IFPE tem como função aproximar nossos jovens do conhecimento científico”.

Até o próximo sábado, os participantes seguem envolvidos no desafio “pesquisador perspicaz”. Em cada palestra, os ministrantes trouxeram situações-problema para que o público pense em soluções, que devem ser apresentadas em vídeos de até três minutos. O resultado do desafio e a cerimônia de encerramento da SNCT será no dia 24, às 17h.