IFPE Caruaru realiza cerimônia virtual de formatura

Cerimônia reuniu estudantes dos cursos técnicos em Edificações e Mecatrônica, subsequente.

O dia 10 de dezembro de 2020 será uma daquelas datas lembradas pela comunidade do IFPE Caruaru. Pela primeira vez, acontecia uma cerimônia de formatura virtual. Por conta da pandemia de Covid-19, o Campus optou por não realizar o evento presencial. Na lista de formandos, estudantes dos cursos técnicos em Edificações e Mecatrônica, modalidade subsequente. Apesar do desafio do Ensino Remoto, esses(as) alunos(as), agora profissionais, conseguiram finalizar o ano com o diploma de conclusão de curso. O nome de cada um deles você confere abaixo.

A turma de Edificações: Amanda Felix da Silva, Camila Maiara Ferreira Costa, Daniel Ângelo da Silva, Danilo Henrique dos Santos Carvalho, Deysiellen Carol da Silva Santos, Gabriel José da Silva, Geandro Pereira Gomes, Jeferson Lopes de Moura, José Gutemberg Silva Santos, Letícia Roberta Alves da Silva, Michelly Danielle dos Santos Galdino, Roberta Maria do Nascimento. A turma de Mecatrônica: Allysson Joseoh Gomes da Silva, Beatriz Stefanni Lopes da Hora, João Paulo Leite Pereira, Leandro Washington da Rocha Ferreira, Pedro Morais de Sousa Neto, Ulisses Bezerra Zeca Neto.

Imagem de Amanda Silva, orada da turma, no momento do seu discurso.

Durante seu discurso como oradora, Amanda Silva traduziu os sentimentos do convívio acadêmico e destacou os últimos meses de curso. “Aprendemos que a união faz a força. Quantos não pensaram em desistir nessa reta final? Mas sempre tínhamos uns aos outros. (…) Apesar de todas as dificuldades que passamos, principalmente com esse cenário da pandemia e com essa nova plataforma (de Ensino), conseguimos superar os obstáculos juntos e fechamos esse ciclo com uma certeza: a colação de grau é apenas o começo de uma grande jornada”, afirmou.

Imagem de Letícia Silva, no momento em que faz o juramento.

Além dos formandos, participaram do momento gestores do IFPE, docentes, administrativos e representantes da gestão municipal. Familiares e amigos dos concluintes também puderam acompanhar toda a cerimônia, que foi transmitida pelo canal do Campus Caruaru no youtube. Clique aqui para conferir. O juramento ficou por conta da estudante Letícia Silva, que também recebeu o grau técnico em nome dos demais formandos. O docente Danilo Abreu foi o professor homenageado.

Para Elaine Rocha, diretora-geral do Campus Caruaru, foi uma solenidade diferente, mas repleta de emoção. “Cada um sabe a batalha que foi finalizar o curso. Agradeço a vocês por terem escolhido a nossa instituição, por terem acreditado e sonhado aqui, no IFPE, uma casa de educação laica, pública e socialmente referenciada. Em nome de todos os servidores, desejo a vocês tudo de melhor. Lutem por tudo o que vocês acreditam que seja melhor para vida de vocês e para o coletivo em que estão inseridos. Se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo melhor”, declarou Elaine.

Henrique Oliveira, secretário de Educação do município de Caruaru, parabenizou os formandos pela conquista. “Fico feliz em saber que o sonho que vocês tinham durante o curso está se concretizando com a formatura. Que novos sonhos surjam e se tornem realidade a partir do momento em que vocês ingressam no mercado de trabalho. Irão, sem dúvida, trazer muitos ganhos para nossa cidade e para nossa região”.

O reitor do Instituto Federal de Pernambuco, professor José Carlos de Sá, aproveitou seu momento de fala para destacar o trabalho dos servidores. “Nos fortalece e nos torna esperançosos olhar tudo o que fizermos apesar da pandemia e de todas as dificuldades que se colocaram. Por isso ressalto a participação ativa, o engajamento e trabalho de cada professor e professora que teve que repensar os seus componentes curriculares e encontrar uma nova maneira de chegar aos seus estudantes. Deixo aqui o nosso mais profundo agradecimento aos professores e ao apoio dos servidores administrativos. Aos nossos técnicos em Mecatrônica e Edificações, deixo os meus sinceros votos de sucesso em suas vidas e continuidade desse trabalho. Os números não negam, vocês fazem parte de um dos grupos mais bem preparados de estudantes desse país, que são aqueles estudantes que saem dos nossos Institutos Federais”, comentou.