Pesquisa desenvolvida pelo IFPE Caruaru é publicada em revista científica da UFJ/UFG

O estudo trata da relação entre o abastecimento de água e os indicadores sociais de Caruaru.

O artigo “Abastecimento de água e sua relação com indicadores sociais no município de Caruaru/PE”, desenvolvido pela professora Fátima Verônica e pelo estudante Luiz Felipe de Freitas, do curso Técnico em Mecatrônica (integrado), foi publicado pela Revista Científica Geoambiente. A revista é organizada pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), a nível nacional e internacional.

O trabalho é resultado do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Sustentabilidade Hídrica no Município de Caruaru: Cultura, Política e Responsabilidade Ecológica na construção de instrumentos de Gestão Ambiental”, do Campus Caruaru, que está cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) do IFPE. O estudante Luiz Felipe foi bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), entre 2019 e 2020.

A pesquisa buscou identificar as áreas mais vulneráveis ao acesso à água no município de Caruaru, relacionando os indicadores sociais e o abastecimento de água. Para isso, foi elaborado um Índice de Vulnerabilidade Hidrossocial (IVHS) constituído de três variáveis: número de dias com água no período seco (Média do grupo), pessoas não alfabetizadas (Média do grupo) e pessoas sem rendimentos (Média do grupo).

Os resultados apontaram que a maioria dos bairros do município está em vulnerabilidade hidrossocial de moderada a muito alta, uma realidade que se assemelha a muitos municípios da região. Existe uma relação entre o acesso à água, a renda e a escolaridade. Muitas pessoas não têm rendimentos, o que pode aumentar a dificuldade de acesso à água. O artigo finaliza indicando a necessidade da redução dessas desigualdades, por meio da universalização do saneamento básico.

O artigo na íntegra pode ser conferido na página da revista: www.revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/69974