Estudantes do IFPE Caruaru são selecionados para intercâmbio no Peru

Discentes de Engenharia vão passar cinco meses na Universidade Tecnológica do Peru, em Lima.

José Felipe (22), Mayrton Lima (21) e William Cassiano (23), estudantes de Engenharia Mecânica no Campus Caruaru, foram aprovados em convocatória para intercâmbio estudantil na Universidade Tecnológica do Peru (UTP), instituição parceira do IFPE. Durante cinco meses, de março a julho, os discentes terão a oportunidade de cursar disciplinas com conteúdos complementares aos já vivenciados no curso, além da experiência do contato com a cultura peruana.

A seleção foi composta pelo envio de uma carta de apresentação, histórico escolar parcial e uma carta de recomendação. Os três estudantes optaram por disciplinas nas áreas de Engenharia Mecatrônica, Automação e Engenharia Aeronáutica, pela relação com os projetos de pesquisa que já desenvolvem no IFPE. William e Mayrton, ambos no 8º período, são integrantes da Equipe AltoSpace e José Felipe, 4º período, faz parte da Protheus e da Empresa Júnior do Campus. Além disso, William e José Felipe são egressos do curso técnico integrado em Mecatrônica.

Para José Felipe, o intercâmbio será uma espécie de preparação para os seus planos. “No futuro quero fazer uma segunda graduação ou mestrado no exterior. Com essa experiência, vou aperfeiçoar o espanhol, um dos idiomas mais falados no mundo, além de ter contato com a cultura local”, comentou. Já Mayrton afirmou estar focado em desenvolver habilidades em outras áreas que envolvem a Engenharia Mecânica. William destacou que espera ampliar seus conhecimentos tecnológicos e o desenvolvimento pessoal. “Quero somar ao que já aprendi no Instituto, por isso a maior parte das disciplinas que escolhi não são oferecidas aqui”, pontuou.

Os estudantes citaram os professores Flávio Albuquerque, Rúbia Andrade e Alexander Sena como colaboradores importantes no momento da inscrição para o intercâmbio. De acordo com os discentes, os docentes auxiliaram na construção da carta de apresentação e na escolha das disciplinas que serão cursadas na UTP.