Campus Caruaru inicia 2ª turma da pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho

Aula inaugural aconteceu na sexta-feira (16). A turma é composta por trinta estudantes.

O IFPE Caruaru iniciou as atividades da 2ª turma da pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho. A aula inaugural, ministrada pelo professor Ricardo Henrique, e a cerimônia de abertura aconteceram na noite da última sexta-feira (16). Participaram da mesa de honra o reitor do IFPE, José Carlos de Sá; a coordenadora de Pós-Graduação do IFPE, Magadã Lira, representando o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; a diretora-geral do Campus Caruaru, Elaine Rocha; o gestor de Pesquisa do Campus, Cleyton Sousa; o coordenador da pós-graduação, Gustavo Peplau; e o representante do CREA-PE, Cláudio Albuquerque.

A turma é composta por trinta estudantes, entre eles egressos do Campus Caruaru e de outros campi do Instituto. KarenO professor Gustavo Peplau e a estudante Karen Santos. Santos (32), Engenheira Ambiental, foi aluna da primeira turma do curso técnico em Segurança do Trabalho (subsequente) do Campus. “O IFPE me abraçou lá atrás, quando eu ainda não tinha formação e nem sabia direito o que queria ser. Fiquei apaixonada pelo curso e um dos professores, Cidormar Alves (1959-2012), me motivou a seguir a carreira de Engenheira. Recordo que ele me aconselhava a fazer um curso superior nas Engenharias para que, em seguida, ingressasse numa pós-graduação. Isso abriu muito a minha cabeça e foi esse caminho que resolvi trilhar. A sensação de retorno à instituição é de alegria e gratidão. Tudo que eu conquistei na minha vida profissional foi a partir daqui. O IFPE é a minha base. Hoje, sou a primeira Engenheira da família e agora serei a primeira com pós em Engenharia de Segurança do Trabalho”, relatou.

O reitor do IFPE, o professor José Carlos, durante sua falaO reitor comemorou a presença de ex-alunos na turma. “É sempre bom receber egressos do Instituto, pois atesta a qualidade da nossa Educação. Também é uma satisfação acompanhar a pós-graduação crescendo no IFPE, é parte da nossa missão e, principalmente, a interiorização dessas oportunidades”. José Carlos também salientou o papel dos docentes na criação dos cursos. “Queria destacar a gratidão ao nosso corpo docente na formação da pós-graduação. A Propesq concede o apoio, mas para que o trabalho seja impulsionado é preciso ter uma equipe no Campus com essa predisposição. Hoje temos pós-graduações em quase todos os campi e esse avanço só acontece a partir desse esforço, dessa dedicação dos docentes”, afirmou.

A Diretora-Geral do Campus Caruaru, a professora Elaine Rocha, durante sua fala aos presentes.Elaine Rocha também destacou o papel dos professores do campus na criação da pós-graduação e deixou um recado para os novos estudantes. “Estamos há 12 anos em Caruaru e desde o início acreditamos na pesquisa e na inovação. O curso não é fácil, além das obrigações profissionais e pessoais, agora o IFPE também vai demandar a atenção de vocês. Mas será um aprendizado rico e inovador e que fará muita diferença no mercado, afinal, a Segurança do Trabalho está em tudo”, afirmou a Diretora-Geral.

Magadã Lira fez um relato sobre a pós-graduação no Instituto e recepcionou os estudantes. “Atualmente o IFPE tem 24 cursos de pós-graduação, que envolvem todas as áreas. Ainda vamos crescer muito e com qualidade. Essa qualidade está representada também neste curso. Sejam muito bem-vindos, espero que tenham uma experiência maravilhosa”.

O coordenador da pós, Gustavo Peplau, aproveitou sua fala para ressaltar a importância do curso. “A saúde e a segurança no trabalho são direitos de todo cidadão, está na legislação, nas normas técnicas. Aqui na pós-graduação vocês vão aprender a contribuir para a criação de um ambiente saudável e seguro para o/a trabalhador/a, independente de classe social ou escolaridade. Agradeço a confiança de todos em nossa instituição”, comentou.

>> Confira todas as fotos em: https://photos.app.goo.gl/ffW2udX8RFPjbiuP8