IFPE Caruaru inaugura Laboratório Maker

Espaço de suporte para prototipagem e inovação, o Fabrico Criativo fica no bloco da biblioteca.

Na última quinta-feira (16), a comunidade acadêmica do IFPE Caruaru passou a contar com mais um espaço equipado para o desenvolvimento de pesquisas. Com foco na criação de soluções para problemas locais, o Laboratório Maker (Fabrico Criativo) possui os equipamentos necessários para a elaboração e confecção de projetos, como impressoras 3D e kits de desenvolvimento em microcontroladores. O objetivo é estimular os estudantes a se tornarem agentes multiplicadores da cultura Maker.

A cerimônia de inauguração teve a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, Mário Monteiro, que também representou o reitor do IFPE; do diretor de Pesquisa do IFPE, Flavio Cavalcanti; do chefe do Departamento de Inovação e Tecnologia do IFPE, Allan Lima; da professora do Campus Recife e colaboradora da Propesq, Keylla Costa; da Diretora-Geral do Campus Caruaru, Elaine Rocha; e do coordenador do Laboratório Maker do Campus, o professor Alexander Sena. Também participaram do momento servidores de diversos campi que estão envolvidos com a Pesquisa no Instituto, além de estudantes do Campus Caruaru.

Em sua fala, Alexander Sena apresentou o conceito da cultura Maker e os projetos do Campus que serão desenvolvidosO professor Alexander Sena durante a realização de sua apresentação sobre o Fabrico Criativo. no novo laboratório. “Intitulamos o nosso Laboratório Maker como Fabrico Criativo por termos como foco a inovação da indústria confeccionista, que faz parte da identidade da região”, explicou o professor. O local permite o desenvolvimento de prototipagem mecânica, eletrônica e de software, para soluções que envolvam a cultura da inovação (sustentabilidade e inclusão).

Alexander também pontuou os trabalhos que foram precursores da cultura maker no Campus, mas sem a concepção tecnológica que agora será proporcionada pelo laboratório, como o Bajagreste, Protheus, Robótica para Física, Monitoramento de Incêndios, Bode Mecânico e Aerogerador; além daqueles que estão em andamento, como o Mecanismo Tripteron, Manipulador Colaborativo, Projeto de Disciplinas (multidisciplinar) e Extensão Maker.

De acordo com Alexander, desde 2014 o Campus Caruaru trabalha com projetos que envolvem a ideia Maker, como as ações da Equipe Protheus, mas para usar o maquinário era preciso o apoio de outras instituições, como o Armazém da Criatividade. “Com o Fabrico Criativo será possível alcançar o modelo que vem da Rede Maker, constituído pelo Ministério da Educação (MEC), envolvendo o uso de impressoras 3D e de eletrônica embarcada”, explicou. O professor também recordou que a doação da primeira impressora 3D do Campus, feita pelo Instituto Internacional Despertando Vocações (IDV), colaborou para o incentivo da visão Maker, uma vez que motivou os docentes a desenvolver ações que utilizassem o equipamento.

O Pró-Reitor Mário Monteiro durante a realização de sua apresentação sobre os Laboratórios Makers do IFPE. Ele está em pé, enquanto apresenta as informações ao público.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mário Monteiro, externou que o objetivo é que todos os campi do Instituto consigam montar o seu próprio laboratório maker. Atualmente nove campi possuem a estrutura. O pró-Reitor lembrou que os primeiros campi foram Afogados, Ipojuca e Recife, que em 2020 foram contemplados pelo Edital nº 35, da Setec/MEC. “De lá pra cá outros campi, como Caruaru, conseguiram montar sua estrutura através da aprovação em outros editais e em projetos distintos, como o Edital REI/PROPESQ/IFPE Nº 10/2022, que distribuiu notebooks de última geração, contemplando os campi Caruaru, Cabo e Pesqueira, além dos esforços próprios de cada campus”, afirmou.

Em seu momento de fala, Mário Monteiro também ressaltou a importância de levar os trabalhos desenvolvidos ao conhecimento das empresas da região, para que elas também estejam presentes nesses espaços, através de parcerias com a instituição. O pró-Reitor ainda estimulou que as iniciativas desenvolvidas englobem vários componentes curriculares, incentivou o envolvimento de todos os cursos e a necessidade de patentear as iniciativas desenvolvidas nos campi. “Estou feliz pela inauguração deste espaço, que vai atender todo o campus em algum momento. Tenho a certeza de que esses projetos vão resultar na formação de estudantes brilhantes”, ressaltou.

>> Confira todas a fotos em: IF Maker Caruaru – Fabrico Criativo

Elaine Rocha destacou o resgate histórico feito pelo link Nit, o professor Alexander Senna. “O IFPE Caruaru já realizava projetos na perspectiva da cultura maker, mesmo quando o tema não era familiar. De certa forma, estamos caminhando no “aprender fazendo”, que é o espírito dessa cultura. O Fabrico Criativo representa um novo espaço de aprendizagem. Esperamos que seja um local vivo, próspero de ideias e apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Que a comunidade utilize e aproveite”, afirmou.

Durante o turno da tarde a Propesq promoveu reunião com os servidores dos campi que estão envolvidos com os laboratórios makers, para alinhar a publicação de um edital para mais dois laboratórios, destinado aos campi que ainda não possuem a estrutura. Também foi anunciado recurso para os campi que já montaram o laboratório, para que possam adquirir os insumos, o material de consumo, de custeio em geral.

Elaine Rocha, Mário Monteiro e Anailza Galdino, acompanhados por dois estudantes, seguram a faixa de inauguração do laboratório, instantes antes de cortá-la. Eles na porta de entrada do laboratório.Foto exibe braço mecânico e notebook.O grupo de servidores conhece os equipamentos do Fabrico Criativo. Quem apresenta o espaço é o estudante Thiago Vitor.