Ações do Campus Caruaru realizadas durante o período de pandemia

Atividades administrativas seguiram de forma remota e foram ofertados eventos e cursos virtuais.

O dia 16 de março marcou o início da suspensão das aulas e atividades presenciais no IFPE. Desde então, o Campus Caruaru seguiu trabalhando, dando continuidade às atividades administrativas de forma remota e promovendo ações 100% virtuais para seus estudantes, servidores e comunidade externa. De imediato, uma Comissão Emergencial Local foi criada para acompanhamento e apoio das atividades durante o período de isolamento social.

Foram ofertados 27 cursos/eventos variados de extensão gratuitos, todos online, totalizando 1203 participantes, sendo 655 do IFPE e 548 da comunidade externa, somando 748 horas de conteúdo. Essas iniciativas foram ministradas por servidores docentes e administrativos. Os certificados desses cursos e eventos podem ser acessados aqui

Houve a capacitação dos docentes através de Jornada de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Também foi criado o Plano de Contingência do IFPE, para orientação de ações durante o período de pandemia, além de um grupo de trabalho para o planejamento da volta das atividades presenciais do Campus.

Para manter o contato com a comunidade acadêmica, foram realizadas reuniões semanais com estudantes e quinzenais com mães, pais e responsáveis; além de encontros semanais de acolhimento aos alunos promovidos pela equipe de psicólogos do Campus, em paralelo ao atendimento individual.

Outra ação foi a participação no projeto Transforma Caruaru, uma rede de solidariedade criada para ajudar pessoas prejudicadas pelo isolamento social. O campus arrecadou, entre seus servidores, valores para a compra de cestas básicas e kits de higiene. A primeira entrega foi feita no dia 03 de abril, com 41 cestas básicas e 20 peças de roupa. Todo o material foi levado para o prédio da Prefeitura e encaminhado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Aconteceu também a entrega de 60 cestas básicas, compostas por alimentos e materiais de higiene, para 60 famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade econômica. A iniciativa foi resultado de ação voluntária dos servidores, com o apoio do setor de Assistência Estudantil. Os discentes foram identificados através da aplicação de formulário eletrônico. Das famílias contempladas, 48 fizeram a retirada das cestas no campus e 12 receberam o material em casa. Todos os procedimentos de segurança foram adotados durante a entrega.

Em junho, foi feita a doação de 2000 máscaras de TNT para o Transforma Caruaru. As máscaras foram fornecidas pela Maçonaria Recife, em parceria com o campus. O material foi encaminhado pelo projeto para comunidades da zona rural de Caruaru, junto à entrega das cestas básicas arrecadadas pelo Transforma.

Para incentivar a lavagem das mãos, umas das medidas de combate ao Covid-19, o IFPE Caruaru realizou outra ação: produziu e doou uma cabine higiênica para a comunidade do Alto do Moura. A estrutura possui uma pia e dispensers de sabonete líquido e papel toalha, além das instruções para higienização correta das mãos. A entrega foi realizada no dia 18 de junho, na Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM). O presidente da ABMAM, Helton Rodrigues, recebeu a cabine e ficou a cargo da Associação observar o melhor lugar, dentro da comunidade, para instalar a estrutura. Segundo Rodrigues, a cabine ficou em uma das padarias do bairro.