Elaine Rocha renova gestão como diretora-geral do IFPE Caruaru

A professora foi reeleita pela comunidade acadêmia para o quadriênio 2020-2024.

Na última quarta-feira (13) aconteceu, via Google Meet, a cerimônia de publicidade da posse da professora Elaine Rocha como diretora-geral do IFPE Caruaru. Além dos servidores, representantes dos estudantes e terceirizados, o evento teve a participação do Reitor José Carlos de Sá. Foi um momento simbólico, para permitir a participação da comunidade acadêmica do Campus, visto que a cerimônia oficial de posse dos diretores-gerais do Instituto foi promovida no dia 06 de maio, reunindo os DGs dos 16 campi, também via Meet. Na ocasião, Elaine Rocha renovou sua gestão como diretora-geral do IFPE Caruaru para o quadriênio 2020-2024.

“Há quatro anos tivemos esse momento presencialmente, iniciando uma nova gestão. De lá até aqui vivenciamos dias de gloria e dias de reflexão, muito planejamento e sempre muito amor. Cada um querendo, da sua forma, a mesma coisa: um Campus melhor, melhores oportunidades para nossos estudantes, melhores condições de trabalho para nossos servidores públicos e uma sociedade mais  justa. Foi assim que chegamos até aqui. Por esse apoio incondicional, eu me senti forte ao longo dos anos, pois a gestão não foi só da professora Elaine, foi de todos os servidores, junto com o apoio da reitoria e pró-reitorias”, afirmou Elaine, durante a cerimônia do Campus.

A professora ressaltou algumas das principais conquistas do Campus Caruaru nos últimos anos, como a construção da biblioteca, do bloco de Engenharia e a implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Elaine também falou sobre situação de isolamento social, por conta do Coronavírus (Covid-19), que o país e o mundo está vivendo. “Estamos numa passagem agora delicada, mas vamos vencer. E para isso tenho contado diariamente com o apoio dos nossos profissionais servidores e terceirizados, para seguirmos com nossas atividades de forma remota”, comentou.

Representando os estudantes, Emanuel Rodrigues (7º período, Mecatrônica) também comentou o tema em seu momento de fala. “O Campus é nossa segunda casa, às vezes até a primeira. Ele é uma grande família, e agora, mais do que nunca, precisamos selar por ela, cuidando de nossa saúde. O IF não é feito apenas de espaço físico, ele também é composto por estudantes e servidores. Estamos sempre em busca da evolução, trocando experiências de vida para nos tornarmos nossa melhor versão. Agora e nos próximos anos isso não será diferente. Conseguiremos alcançar um antes não imaginável”, declarou.

Rúbia Andrade é docente do Instituto e mãe de um dos estudantes do Campus. “Como mãe, minha expectativa é suprir, nesse momento difícil, algumas necessidades dos nossos alunos. Apesar de tudo que estamos passando, sei que conseguiremos amenizar os danos causados. Acompanho a gestão de Elaine desde o início e essa reeleição é fruto de um trabalho exemplar que foi realizado. Acredito na gestão do diálogo, democrática e participativa”, afirmou.

Cerimônia virtual de possePara o Reitor, a gestão da professora Elaine conseguiu unir a construção do ponto de vista físico e humano, através da capacidade de ouvir, acolher e pensar numa construção coletiva do IFPE. “Seu olhar para a sociedade foi além do ensino, pesquisa e extensão, levando uma contribuição ainda maior do que aquela que daríamos se ficássemos em nossas zonas de conforto. Serão mais quatro anos de conquistas para o Campus, para o IFPE como um todo e para toda a comunidade”, avaliou José Carlos.