Alto do Moura recebe o projeto Cenário Interdisciplinar de Aprendizagem

Estudantes de Edificações vão apresentar soluções para problemas identificados na comunidade.

Nesta sexta-feira (29), estudantes do curso Técnico em Edificações (6º período) do IFPE Caruaru estarão no Clube dos Artesãos do Alto do Moura, a partir das 14h, para apresentar as soluções criadas durante o projeto Cenário Interdisciplinar de Aprendizagem. A iniciativa foi desenvolvida no decorrer deste semestre, identificando problemas reais da comunidade, que foram abordados por diferentes disciplinas de forma articulada com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores.

O cenário escolhido para estudo foi o Alto do Moura, que abriga uma população de aproximadamente 20 mil pessoas, região que produz intensa atividade cultural através dos artesãos, usando o barro como matéria-prima de trabalho. Os estudantes identificaram que a construção de novos condomínios populares e o crescimento de uma população não identificada com a cultura local preocupa alguns moradores. O tráfego de veículos também aumentou significativamente, mesmo sem vias planejadas. Além disso, as edificações apresentam um problema comum de infiltração do solo para as paredes, o que eleva a umidade do ambiente, tornando-o insalubre.

Confira a programação das ações que serão expostas para a comunidade:

• 14h – abertura do evento e apresentação das propostas do grupo de Física para envolver a cultura local;
  • 14h15 – ideias para projetos de acessibilidade | grupo: Desenho de Arquitetura;
  • 14h30 – proposta de intervenção e debate sobre a infiltração nas residências | grupo: Tecnologia das Construções;
  • 14h45 – proposta de filtros para conter a fumaça do fornos na localidade | grupo: Química;
  • 15h – utilizando conhecimentos matemáticos para proporcionar acesso gratuito e prático a redes de wi-fi, gerando mais conforto, socialização e otimização econômica | grupo: Matemática;
  • 15h15 –  apresentação de proposta de curso de Inglês para os moradores do Alto do Moura, especificamente os donos e atendentes de restaurantes e lojas de artesanato| grupo: Inglês;
  • 15h30 – aulão de dança para melhorar a saúde e bem-estar da população | grupo: Educação Física.