Fotografias feitas por estudantes do campus montam a exposição Olhares do Cotidiano

Resultado da oficina Mobgrafia, a exposição pode ser conferida no mural da Divisão de Extensão.

Foto do local em que as fotografias estão expostas.

Produções fotográficas feitas com o celular por estudantes e servidores do IFPE Caruaru, retratando o campus, podem ser observadas na exposição Olhares do Cotidiano, fixada no mural da Divisão de Extensão. A iniciativa é resultado da oficina intitulada Mobgrafia, realizada na Semana Acadêmica e Tecnológica (Sematec) 2022, ministrada pelo professor Raniery Soares (Jornalismo-Unifavip).

Quando realizada, a oficina foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro voltado para a apresentação de conceitos básicos de fotografia (enquadramento, iluminação, composição, dentre outras), No segundo momento foi promovida uma discussão sobre o material fotográfico produzido no intervalo entre os dois momentos, com o objetivo de realizar uma curadoria e seleção de fotos para a exposição.

Mobgrafia é a simplificação e tradução de Mobile Photography (fotografia móvel), que é a arte de explorar ao máximo as câmeras de celulares ou dispositivos móveis. O objetivo da oficina foi introduzir o chamado ‘olhar fotográfico’ no cotidiano dos participantes, mostrando as possibilidades de registrar elementos e acontecimentos do dia a dia com um item praticamente indispensável na vida contemporânea: o celular.