Projeto fortalece identidade latino-americana através da língua espanhola

Iniciativa do campus Caruaru oferece aulas de espanhol em escolas públicas do município.

Despertar e fortalecer a consciência da identidade latino-americana nas gerações futuras é o foco do projeto de extensão Integração Cultural a partir de Aulas de Língua Espanhola, desenvolvido pelo IFPE Caruaru. A iniciativa oferece aulas de espanhol em escolas públicas do município, aos alunos do 9º ano. As aulas são ministradas pelos estudantes do Instituto Giselle Mayra, Felipe Fonteles, Suetone Neto e Beatriz Lima, e supervisionadas pela professora Rúbia Andrade, coordenadora do projeto. Durante os encontros são abordados não só a língua mas também os costumes e crenças dos povos latino-americanos.

“Eu sempre quis fazer aula de espanhol e é muito bom aprender sobre outros lugares, culturas, e saber o que acontece aqui na América Latina”, comentou Lívia Barros (16), aluna da escola Municipal Professora Laura Florêncio. A metodologia de ensino é composta por palestras informativas, aulas temáticas e expositivas, vivências culturais relacionadas a temas que envolvem a cultura dos demais países latinos e suas semelhanças com a cultura brasileira. O projeto também foi aplicado na escola Municipal Mariana Lima.

Para Rúbia Andrade, a importância de ensinar uma língua estrangeira consiste não somente em alargar o universo profissional e acadêmico, mas também garantir a inclusão da diversidade cultural.O ensino da língua estrangeira apresentada de forma democrática deve contribuir para a construção de uma visão intercultural que equilibre a valorização das mais diversas contribuições culturais, mas negando a hierarquia entre as mesmas. A atuação dos CELLEs (Centro de Libras e Línguas Estrangeiras do IFPE) é uma oportunidade que permitirá as comunidades interna e externa e principalmente aos estudantes das classes populares o contato com outras culturas, uma abertura importante para acessar o conhecimento universal acumulado pela humanidade”, declarou.

Integração Cultural Espanhol IFPE Caruaru.png

Segundo Felipe Fonteles (18), estudante do curso de Mecatrônica do IFPE e bolsista do projeto, o ensino da língua é o principal aliado para despertar o interesse pelo continente e por sua história. “Representar o IFPE no âmbito da pesquisa e da extensão tem sido gratificante, uma vez que posso colocar em prática e aperfeiçoar os conhecimentos obtidos no CELLE. Atrelado a isso, este projeto despertou meu interesse pela área linguística e proporcionou uma visão mais ampla dos desafios da educação” afirmou.

Integração Cultural Espanhol IFPE CaruaruO projeto também vai além do conteúdo repassado em sala de aula. A turma participou de um momento de integração com a cultura latino-americana junto aos estudantes do IFPE Caruaru, durante o Día de Los Muertos, promovido pelo CELLE do Campus. Na ocasião, um grupo de alunas da escola municipal Professora Laura Florêncio realizou uma apresentação de dança dentro da programação do evento.

Confira mais fotos do projeto em: https://photos.app.goo.gl/AjJjcFjs1yf2NxK37