Notícias
Exercício da cidadania foi tema de colóquio no IFPE Caruaru
Direito a voto e responsabilidade do eleitor, educação no trânsito e protagonismo feminino foram debatidos.
Na última segunda-feira (25) o campus Caruaru promoveu o II Colóquio Democracia, Direitos Humanos e Cidadania. O evento trouxe para debate temas como o direito a voto e responsabilidade do eleitor, educação no trânsito e protagonismo feminino. O público foi composto por estudantes regulares do Instituto, alunos do PROIFPE e familiares. O colóquio é uma iniciativa do projeto de extensão “Protagonismo Juvenil: promovendo a cultura da paz, educando para a cidadania”, coordenado pela pedagoga Jane D’Arc.
A palestra Democracia e Direito ao Voto, oferecida por Anderson Kennedi, chefe de gabinete, marcou a abertura do Colóquio. Na ocasião, Kennedi citou histórias de jovens protagonistas que lutaram para alcançar seus objetivos, ressaltou o direito ao voto a partir dos 16 anos de idade e destacou a importância dos jovens conhecerem os projetos políticos dos candidatos a cargos públicos. Anderson representou a Diretora Geral Elaine Rocha, durante o evento.
Em seguida houve a entrega dos certificados de conclusão do minicurso Inglês Acessível, ofertado para estudantes campus e de escolas estaduais e municipais. O minicurso foi ministrado por Athos Paceli, discente de Engenharia Mecânica, e funcionou como uma preparação para aqueles que estão interessados em dar continuidade ao conhecimento da Língua em cursos de longa duração.
No período da tarde a programação foi marcada pela oficina Segurança no Trânsito, promovida por Euda Costa, Analista de Trânsito do Detran-PE. Na ocasião, os participantes criaram cartazes representando as ruas em que são localizadas suas residências para entenderem o significado de cada elemento presente nesses espaços. Também foi construído um mural com cartazes sobre o Protagonismo Feminino, coordenado por Giovana Lima, estudante de Edificações.
Para Jane D’Arc, coordenadora do projeto de extensão, o Colóquio atingiu seu objetivo principal. “Conseguimos realizar ações que efetivam a prática educativa, fazendo com que nossos jovens conheçam e valorizem atitudes coletivas e individuais que promovam uma educação para a cidadania, tornando-se protagonistas e disseminadores da cultura de paz na escola e na sociedade”, afirmou.
Confira todas as fotos do Colóquio no Flickr do IFPE Caruaru