Ato denuncia violência e desigualdade de gênero

Momento integra programação do mês da mulher e foi promovido pelo Grêmio, NEGED e CAEE.

Na última sexta-feira (16) uma parceira entre o Grêmio Estudantil Mestre Vitalino, Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED) e Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudante (CAEE) realizou ato para marcar a passagem do mês da mulher no IFPE Caruaru. Alunas do campus percorreram salas de aula e setores administrativos para denunciar a violência contra a mulher e a desigualdade de gênero. A performance das estudantes exibiu cartazes com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e mensagens de alerta.

Confira todas as fotos em: FLICKR

O campus também lançou uma nota de reflexão que foi distribuída aos estudantes e servidores, no dia 08 de março.

Atualmente, 1 mulher é assassinada a cada 2 horas no Brasil (FBSP, 2017); 503 mulheres são vítimas de agressão a cada hora (Datafolha/FBSP, 2017). A cada 11 minutos uma mulher é estuprada (FBSP, 2017). Ainda assim, há quem dê parabéns às mulheres no dia de hoje! Parabéns? Pela nossa insistência em sobreviver?

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2015) o rendimento médio dos homens brasileiros era de R$ 2.012 e das mulheres R$ 1.522. Em cargos de gerência os homens ganham em média R$ 5.222 e as mulheres R$ 3.575. Além de ganhar menos, as mulheres sofrem mais com o desemprego: a taxa de desemprego entre os homens é de 7,7% e das mulheres de 11,6%. Há quem nos dê flores na data de hoje. Ou chocolates. Será que é pra tentar compensar nossos salários mais baixos pelo simples fato de sermos mulheres?

Nós mulheres gastamos 10,05 horas a mais que os homens em trabalhos domésticos por semana. (PNAD, 2015). Sim, aqueles pratos na pia, o banheiro sujo, as roupas para lavar, a comida para fazer, os filhos para cuidar… Acrescentando essas horas, a jornada de trabalho da mulher é maior que a do homem. Tem gente que recita poesias para as mulheres no 8 de março. Pra gente esquecer que o cotidiano é substancialmente mais pesado e desigual para as mulheres? Que não há poesia em ter triplas jornadas de trabalho?

Contraditoriamente, ainda segundo a PNAD (2015), o nível de escolaridade das mulheres é maior. São cerca de 8,1 anos de estudo contra 7,7 dos homens. Ademais, 15% das mulheres tem ensino superior completo contra 11,9% dos homens. Ainda subestimam nossa inteligência para tantas questões.

Nossa mensagem hoje é especialmente para os meninos e homens. Se quiserem, nos deem flores, chocolates e parabéns! Mas também lutem ao nosso lado por melhores condições de vida. Aliás, por vida! Porque estão nos matando. Agora mesmo, enquanto você lê esse texto uma mulher já foi agredida pelo seu companheiro. Estejam conosco nos espaços de reprodução do machismo, alertem para o colega que o que ele faz está errado quando ele coloca, sem autorização, a foto de uma menina nua num grupo de whatsapp. Não tentem culpar a vítima quando alguma violência acontece. Não separe as meninas entre as que “são para casar” e as que “são para pegar”. Não ache que você não pode fazer tarefas domésticas, mas sua irmã sim. Entendam que nossas vidas importam, que queremos viver!

E para as meninas e mulheres deste campus, convidamos a posicionarem-se conosco contra todas essas formas de viver que nos aprisionam, que nos matam. Se algo acontecer com vocês, com as familiares e amigas de vocês, não hesitem em procurar ajuda. Abaixo seguem endereços e telefones importantes. Estamos juntas! Estamos de mãos dadas!

Delegacia da Mulher | R. Dalton Santos, 115 – São Francisco, Caruaru 3719-9106

Centro de Referência da Mulher Maria Bonita | É um espaço de acolhimento e acompanhamento social, psicológico e com orientação jurídica para mulheres em situação de violência. Rua: Felipe Camarão, 90, bairro Nossa Senhora das Dores, sempre de segunda a sexta, das 8 às 17h. 3701-1055

Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Caruaru | Endereço: Fórum Dr. João Elísio Florêncio, Avenida Portugal, nº 1234, Bairro Universitário. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9hs as 18hs. Telefones Secretaria: 3725-7673; Setor Psicossocial: 3725-7674

Secretaria de Políticas para Mulheres – Prefeitura de Caruaru | Rua Padre Rolin, N 40, Bairro Maurício de Nassau. 3724 – 8600

Serviço Social do IFPE | Assistentes Sociais: Heloisa Bandeira e Michele Marinho. Telefone: 3046-1336

Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudante – CAEE Campus Caruaru

Grêmio Estudantil Mestre Vitalino – Gestão Todas as Vozes

Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade-NEGED Caruaru

Violência e desigualdade de gênero Violência e desigualdade de gênero Violência e desigualdade de gênero

*Fotos: arquivos do Grêmio Mestre Vitalino e do NEGED.