Fórum debateu Política de Assistência ao Estudante

Evento aconteceu de 09 a 11 de maio, no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE e no IFPE Caruaru.

De 09 a 11 de maio o IFPE promoveu o 1º Fórum de Assistência ao Estudante, na cidade de Caruaru, reunindo cerca de 70 participantes entre gestores envolvidos com a Assistência Estudantil, equipes multiprofissionais e estudantes dos 16 campi, pró-reitores e diretores sistêmicos. Durante o evento foi construída uma proposta de reformulação da Política de Assistência ao Estudante (PAE), com base numa metodologia consultiva e propositiva. “A política precisa ser revisitada sempre. É um trabalho sistematizado por várias pessoas, ideias e pensamentos que vai contribuir para reestruturação do documento”, comentou a diretora de Planejamento, Xênia Luna, representando a Reitora do Instituto.

As atividades do primeiro dia foram voltadas para a elaboração do Regimento Interno do Fórum. Todos os presentes receberam a minuta do documento e fizeram uma leitura coletiva, seguida por um momento de considerações sobre o conteúdo proposto. Cada pontuação foi listada pela organização e votada pela plenária, resultando num documento construído coletivamente. “A elaboração da minuta representa um ganho enorme para a Assistência Estudantil do IFPE. Vamos apresentar o documento ao Consup para estabelecer o Fórum de forma institucional e permanente. Assim será possível revisitar a política sempre que houver necessidade”, afirmou Luís Lucas Dantas, diretor de Assistência ao Estudante.

O segundo dia foi marcado por exposições dos Grupos de Trabalho (GTs) de Serviço Social; Psicologia; Pedagogia; Nutrição; e Educação Física, Esporte e Lazer. Também houve reuniões dos GTs para debater a reestruturação da Política de Assistência ao Estudante. Cada grupo ficou responsável por analisar e discutir partes do documento, como Introdução, Princípios, Objetivos e Diretrizes da Política; Programas Específicos; Programas Universais e Científicos; Equipe Multiprofissional e suas funções, atribuições e outros aspectos. No último dia de Fórum foi apresentado à plenária o resultado as atividades dos GTs, seguida por considerações, votação e finalização da proposta da Política. O texto será submetido ao Conselho Superior (Consup) do IFPE para apreciação.

Fórum de Assistência ao Estudante

Para Ronnie Kollontai, discente do campus Caruaru e integrante do Grêmio Estudantil, a participação dos alunos é peça chave na reformulação da Política. “Somos os principais beneficiados com essa Política, então é muito importante estarmos aqui enquanto Grêmio, com direito a voto, representando os estudantes, discutindo e decidindo o que vai ser o nosso futuro com relação a Assistência Estudantil”, destacou. As atividades do Fórum aconteceram no Auditório Mestre Vitalino, situado no campus Agreste da UFPE, e no IFPE Caruaru.

Confira todas as fotos em: Galeria Flickr