Início do conteúdo

Projeto do IFPE Caruaru é aprovado em Chamada Pública do CNPq/MCTI

O campus vai promover a 1ª Feira de Tecnologia, Educação e Ciência do Município de Caruaru, abordando a jornada das Comunidades Tradicionais com a água.


O projeto “1ª Feira de Tecnologia, Educação e Ciência do Município de Caruaru (FETEC): A Jornada das Comunidades Tradicionais com a Água”, produzido por docentes do IFPE Caruaru, foi aprovado na Chamada Pública CNPq/MCTI Nº 02/2023. A iniciativa é coordenada pela professora Fátima Verônica, com a participação dos docentes Cleyton Sousa, Fagner Monteiro, Michael Antão e Rúbia Andrade.

O inciso I Art. 3º do Decreto 6.040 / 2007 define povos e comunidades tradicionais como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição .

A Jornada das Comunidades Tradicionais com a Água, tema da 1ª FETEC, busca promover o conhecimento, valorizar as práticas e saberes tradicionais, além de estimular a preservação e o respeito pela cultura dessas comunidades. O projeto também objetiva promover a ciência e a tecnologia de forma inclusiva, considerando as necessidades e realidades específicas dessas populações. Somado a isso, promove a inclusão de diferentes comunidades e grupos culturais, destacando a diversidade de conhecimentos e experiências.

De acordo com a coordenadora, a organização e articulação com lideranças das comunidades tradicionais já foi iniciada. “A proposta de usar eventos para divulgar e popularizar a ciência, valorizar práticas e saberes tradicionais, e promover a preservação e o respeito pela cultura dessas comunidades tem um grande potencial, pois permite integrar os saberes, ao criar um espaço para um diálogo intercultural e possibilita que diferentes perspectivas se complementem, resultando em soluções mais abrangentes e sustentáveis para os desafios contemporâneos”, defendeu.

Espera-se estimular a integração e troca de conhecimentos entre as comunidades tradicionais, pesquisadores, educadores e o público em geral, facilitando a troca de experiências sobre a relação dessas comunidades com a água e o interesse por carreiras científicas e pesquisa acadêmica nesse campo.

Chamada Pública CNPq/MCTI Nº 02/2023 – foi lançada com o objetivo de apoiar projetos de realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas no Brasil, como instrumentos de divulgação e popularização do conhecimento científico.

Fim do conteúdo