IFPE e FUNASE firmam parceria

Ocasião celebrou iniciativas anteriores e abriu portas para novas ações entre as instituições.

Um momento de celebração do compromisso social de instituições unidas pelo bem de jovens em busca de um futuro melhor: esse foi o tom do encontro que, na manhã desta terça-feira (28), reuniu no miniauditório da reitoria do IFPE gestores do Instituto e da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) para a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições.

Normando Melo, coordenador de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, fez uma apresentação sobre as iniciativas já realizadas em parceira com o IFPE, explicando a importância das articulações interinstitucionais e destacando os cursos já ofertados para os reeducandos nos campi Caruaru, Garanhuns e Vitória de Santo Antão.

De acordo com o coordenador, o resultado obtido pelas iniciativas foi marcante. “Temos casos de jovens que colocaram como meta prestarem a seleção para ingressarem no IFPE, que estão no mundo do trabalho e que têm uma nova perspectiva”, destacou. Com a assinatura do termo de cooperação, as iniciativas ganham a possibilidade de ampliação e adesão de mais campi.

“O que assinamos nesta manhã é uma mensagem que diz à sociedade que as duas instituições estão juntas numa missão que é de extrema importância para esses jovens. Nossa expectativa é que essa parceria se amplie e se aprofunde, contando com a importante colaboração de nossos campi. É uma felicidade compartilhar estas realizações e a expectativa de outras mais”, declarou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro.

Ela, juntamente com a diretora-presidente da Funase, Nadja Pires, e o diretor-geral de Gestão de Administração e Finanças da Fundação, José Cícero Lopes, assinaram o acordo na presença de pró-reitores e diretores-gerais do Instituto. “Agradecemos a oportunidade de apresentarmos nosso desejo de um mundo melhor e contarmos com a parceria do IFPE para isso”, destacou Nadja.

“Temos uma imensa satisfação neste momento. Não apenas porque estamos assinando um papel, um documento, mas principalmente porque este momento formaliza um caminho que pode ser ampliado através do diálogo com os demais campi”, declarou Ana Patrícia Falcão, pró-reitora de extensão do IFPE. O acordo terá vigência de 60 meses, contados a partir do momento de sua assinatura.

CARUARU

Formatura de jovens do Case Caruaru

Em julho, quatro jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) concluíram o curso profissionalizante de Eletricidade Veicular, no IFPE Caruaru. A cerimônia de conclusão, com a entrega dos certificados, aconteceu no auditório do campus, com a presença de representantes da Funase, familiares dos jovens e servidores do Instituto.

Participaram do momento o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Santos; o coordenador geral do Case Caruaru, Paulo Pinto; o coordenador do Eixo de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Melo; e a coordenadora técnica do Case Caruaru, Thaysa Vila Nova. Também participaram os gestores de Extensão do IFPE Caruaru, Fátima Verônica e Danilo Abreu; a diretora-geral, Elaine Rocha; e os professores do curso.

“O papel social do Instituto está sendo posto em prática. Como educadores, acreditamos que oportunizar aos jovens este curso gerou esperança em dias melhores. Tanto para eles quanto para nós. Que aproveitem a oportunidade e façam a diferença nas suas vidas e de suas famílias”, destacou Elaine Rocha, diretora-geral do campus.

Foram 50 horas/aula, com encontros toda segunda e quarta-feira. As aulas foram ministradas por João Victor, Técnico de Laboratório (Mecânica); Julyandryos Mendonça, Técnico de Laboratório (Mecatrônica); e Raphael Costa, Técnico de Laboratório (Segurança do Trabalho). De acordo com a direção do campus, o IFPE Caruaru está organizando a oferta de mais um curso para jovens do Case, previsto para o 2º semestre, desta vez com foco na área de construção civil.