COINTER premia trabalhos de estudantes do IFPE Caruaru

Trabalhos foram desenvolvidos por alunos de Engenharia que participam das equipes Protheus e Baja.

Estudantes do IFPE Caruaru participaram do II Congresso Internacional de Gestão e Tecnologias (COINTER). O evento foi organizado pelo Programa Internacional Despertando Vocações para Gestão e Tecnologias (PDVGT), e aconteceu de 8 a 13 de dezembro, em João Pessoa. Dos trabalhos publicados pelos discentes do campus no evento, quatro foram premiados na modalidade Comunicação Oral.

Três trabalhos foram desenvolvidos pela equipe Protheus, orientada pelo professor Alexander Sena, e um pela equipe Baja, coordenada pelo professor Diniz Ramos. Os alunos do grupo Protheus também realizaram a primeira maratona internacional do COINTER, intitulada ROBOTHON. Confira abaixo os estudantes e trabalhos premiados.

Comunicação Oral

1º lugar: Desenvolvimento e Controle de Robô Delta para Manipulação Industrial – Acarcio Gomes e Miguel Barreto.

1º lugar: Desenvolvimento de um Sistema de Suspensão para um Veículo Off- Road Monoposto de Chassi Tubular – Eduardo Ataíde e Lucas Fernandes.

3º lugar: Modelamento Matemático e Otimização do Espaço de Trabalho para Robô Paralelo Delta – Acarcio Gomes e Miguel Barreto.

3º lugar: Desenvolvimento de um Controlador Híbrido Fuzzy-Pid e Supervisório para Estabilização de Drone Quadricóptero – Asafe Silva, Daniel Resende e Élton Lima.

Cointer: O congresso trouxe a proposta de discutir os caminhos e perspectivas dos estudos na área de gestão e tecnologias; divulgar os conteúdos e resultados de pesquisas; estabelecer trocas de experiências entre docentes investigadores do Brasil e do exterior, além de contribuir na formação dos estudantes e estimular a geração de novas redes de cooperação.