IFPE Caruaru vai receber Vitória do Pife para apresentação e bate-papo com estudantes

A iniciativa é do Núcleo de Arte e Cultura e acontece no dia 25 de março, às 14h.

Na próxima segunda-feira, dia 25 de março, o IFPE Caruaru vai receber a visita de Vitória do Pife, às 14h, no auditório da Biblioteca. A artista representa a nova geração de pifeiros e virá, a convite do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), para uma apresentação seguida de um bate-papo com os estudantes do Campus.

A artista caruaruense de 23 anos conheceu o pife através do Mestre João do Pife, patrimônio vivo de Caruaru e mestre da música popular. Além da participação em vários festivais, Vitória trabalha como luthier de pífanos, professora, musicista e compositora.

Vitória do Pife

Em 2019 idealizou o projeto “Passarinho Passarada”, que visa levar o pífano como forma de educação musical para as crianças do bairro do Salgado, em Caruaru. Vitória também faz parte da Orquestra de Pífanos de Caruaru & Maestro Mozart Vieira, da Banda de Pífanos Zé do Estado, fundou a Banda de Pífanos Caruaru Camaleão e tem seu projeto de música autoral que carrega o nome “Vitória do Pife”.

Seu espetáculo passou por palcos como: Palco Rildo Hora, no Monte Bom Jesus (São João de Caruaru), Rec in Play (Recife Antigo), Sesc Santo Amaro (Recife – 14º Mostra de Música Leão do Norte), Teatro Fernando Santa Cruz (Olinda – Festival Aurora Instrumental), Rec Beat (Paço da Alfândega, carnaval do Recife), Teatro Rui Limeira Rosal, e da 23° edição da Fenearte, em Recife.

Grande parte de seu trabalho é difundido através de suas redes sociais (@vitoriadopife). Em 2022, ministrou uma aula em formato de conversação “Topics of Brazil sobre Identidade nordestina” para a Study Abroad, Universidade de Nova Iorque. Em 2023, fez participações no show de Mestre Ambrósio e Banda de Pífanos de Caruaru.