IFPE segue como melhor escola pública de Caruaru no ENEM

Informações foram extraídas dos microdados do ENEM 2018, disponibilizados pelo INEP.

Estudantes do Campus Caruaru do Instituto Federal de Pernambuco conquistaram a maior média entre as escolas públicas da cidade no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018, considerando as provas objetivas e de redação. Essa mesma posição foi alcançada na edição 2017 do Exame. As informações foram extraídas dos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesta edição, o IFPE Caruaru também ficou na 4º colocação quando consideradas as escolas públicas e privadas do município.

Este é o reflexo de um trabalho que inicia em sala de aula com os docentes mas estende-se com os apoios da equipe multiprofissional, administrativos e aqueles que fazem a manutenção institucional. Direta e indiretamente, tudo e todos contribuíram. Apesar do nosso foco ser a formação técnica profissionalizante, onde estimulamos o engajamento dos estudantes nas atividades de extensão e pesquisa, além do ensino, resultados como este comprovam que podemos ter muita qualidade numa escola pública e gratuita”, afirmou Elaine Rocha, Diretora Geral do IFPE Caruaru.

Para o professor André Pessoa, Diretor de Ensino do Campus, o resultado do ENEM é observado como um aspecto de desempenho importante, mas não deve ser entendido como único indicador de êxito, uma vez que a educação profissional nos Institutos Federais pauta-se pela capacidade de suprir a demanda técnica e científica ao tempo em que conduz o sujeito para sua emancipação, reconhecendo o papel social do trabalho e suas reverberações éticas e culturais.

Nosso conceito de êxito vai além das ansiedades do ENEM por entendermos que o processo de formação na educação profissional é muito mais amplo e complexo, uma vez que envolve os conhecimentos propedêuticos e técnico-profissionais ajustados por um olhar crítico às desigualdades sociais. Melhor dizendo, o conceito de êxito constitui uma gama de competências que promovam no egresso, ao mesmo tempo, qualificação profissional e senso crítico para atender o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional”, declarou Pessoa.

RENDA MÉDIA

A renda média dos estudantes que participam do ENEM também deve ser levada em consideração como um indicador de desempenho institucional no que diz respeito à inclusão social. Os resultados alcançados pelo Campus Caruaru, nos últimos dois anos, devem ser contextualizados sempre à luz do papel social desenvolvido pelo Instituto em promover uma educação pública, gratuita e de qualidade.

O gráfico abaixo compara a renda média dos estudantes de quatro instituições de ensino de Caruaru que prestaram o ENEM e obtiveram as maiores médias nas provas objetivas na edição de 2018. O IFPE é a única escola pública que aparece com desempenho semelhante entre as quatro primeiras colocadas, o que reforça o papel do Instituto na redução das desigualdades.

ENEM 2018.jpg

Observamos que políticas institucionais para acesso, permanência e êxito dos estudantes, como os auxílios estudantis e a alimentação escolar, entre outras ações, são fundamentais para o bom desempenho dos discentes e precisam sempre ser discutidas, otimizadas e ampliadas”, destacou Elaine Rocha.

PERFIL DO ESTUDANTE

André Pessoa lembra que os estudantes do IFPE desenvolvem pesquisas; imergem em práticas profissionais e socioculturais; participam e organizam eventos; além de projetos de extensão com retorno científico e tecnológico à sociedade. “Todas estas atividades, e mais outras não mencionadas, só são possíveis graças ao empenho de cada servidor em promover uma educação além dos números; com respeito à tolerância e à pluralidade de ideias; vinculando escola, trabalho e práticas sociais como principia a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)”, comentou.