Educação Emocional foi tema de seminário no IFPE Caruaru

Seminário Parceiros da Paz reuniu educadores sociais, professores, estudantes e familiares.

A segunda edição do Seminário Parceiros da Paz: Educação Emocional, Cidadania e Cultura de Paz reuniu gestores locais, integrantes do Centro Social São José do Monte, estudantes e servidores do IFPE, além de turmas do 9ºano da Escola Municipal Mestre Vitalino. O momento aconteceu na última terça-feira (21), na Área de Convivência do Campus Caruaru. A ação faz parte do Projeto de extensão Educação Emocional e Social: Estimulando o Protagonismo para Paz e Cidadania, coordenado pela pedagoga Jane Beserra.

Na mesa diretiva participaram Alexandre Moura e Adriano Ricardo, representando a Secretaria de Educação de Caruaru; Maria Aderita, da Gerência Regional de Educação; Mariana Arantes, doutora em Educação pela UFPE; Rita de Cássia Freitas, doutora em Filosofia pela UFPB e professora da UPE; e Rafael Alves; gestor de Extensão do IFPE Caruaru.

Parceiros da Paz

Segundo Jane, o projeto traz uma proposta interventiva que possibilite a implementação da educação emocional nos currículos das escolas e instituições sociais. “A ideia é que educadores sociais, professores, estudantes e familiares possam participar de atividades que trabalhem o ser humano em sua plenitude e que a cultura de paz seja efetivada em todos os espaços sociais”, afirmou.

Em sua fala, a professora Rita de Cássia destacou a importância do dialogo no processo educativo. “Para termos uma geração consciente, precisamos discutir os nossos dilemas, os nossos problemas. Hoje, nós estamos vivendo uma época de muitas crises, então se faz necessário olharmos para o outro dentro de uma proposta de inclusão. Ações como essa nos ajudam a educar a geração do futuro para dias melhores”, comentou.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Adriano Ricardo citou o papel da educação emocional na luta contra a violência. “Acreditamos na educação emocional como um processo de transformação das pessoas, sobretudo no contexto em que nós vivemos, de tanta violência, descrença, de falta de perspectiva. Então reeducar-se emocionalmente é renovar esperanças e passar a ver o mundo de uma outra forma, resgatando valores e amores”, destacou.

Parceiros da Paz

Ainda no turno da manhã o Centro Social promoveu apresentações da Banda de Pífano Infantil e dos grupos de dança, coral e circo, todos formados por crianças integrantes do Centro. Também aconteceu a exposição da Feira Cultural sobre Patrimônios de Caruaru, realizada por estudantes da Escola Mestre Vitalino. No período da tarde houve a Mesa Redonda sobre Educação Emocional e Cidadania, para estudantes e servidores do IFPE. A mesa foi promovida pelas professoras Mariana Arantes, doutora Educação pela UFPE; e Rita de Cássia Freitas, doutora em Filosofia pela UFPB.

Confira a galeria de fotos: https://photos.app.goo.gl/k6M3FEs29iHvPPEJ7