Início do conteúdo

Saiba como foi a participação do IFPE Caruaru na Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos IFs

Evento aconteceu nos dias 11, 12 e 13/11, no Centro de Formação e Lazer, em Recife.


O Campus Caruaru marcou presença na XIV Edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA), sediada pelo IFPE. O evento aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Centro de Formação e Lazer (CFL), em Recife.

Foram nove estudantes, acompanhados pelos servidores Elaine Rocha (docente) e Weydson Souza (administrativo). Os alunos puderam contemplar a programação, que ofereceu o palestras, mesas-redondas, oficinas, simpósios temáticos, atrações culturais, feira de empreendedorismo negro e literária.

A professora Elaine Rocha integrou a Mesa de Encerramento, que teve como tema Experiências Institucionais exitosas. Na ocasião, Elaine compartilhou duas ações do IFPE Caruaru: a implementação da alimentação escolar e o projeto de extensão com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). “A merenda atende os estudantes como um todo, mas é importante destacar que muitos dos nossos discentes são oriundos de comunidades tradicionais (famílias agricultoras, quilombolas, etc). Com apoio seguro e nutricional, essa implementação foi um marco porque permitiu a permanência e o êxito de muitos estudantes em sala de aula”, afirmou. O Campus oferece alimentação escolar desde outubro de 2018.

Já o projeto de extensão com a FUNASE envolveu a profissionalização de socioeducandos vindos, em sua maioria, de comunidades tradicionais periféricas de Caruaru. “Este projeto foi exitoso porque teve o comprometimento do saber dos servidores do Campus (técnicos e docentes) envolvidos diretamente no processo de aprendizagem desses jovens, bem como, apoio da Vara da Infância e Juventude e da própria Funase. Com essa parceria, o IFPE reafirmou seu compromisso com a inclusão através da educação de minorias sociais”, destacou Elaine.

O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus, Weydson Souza, participou da mesa-redonda Gira dos Núcleos, levando a experiência e ações do NEABI em Caruaru como espaço para a pesquisa, aquilombamento e valorização da identidade afrodescendente. Além disso, o projeto de Extensão do Campus “Povos Tradicionais: um estudo no Agreste Pernambucano” foi apresentado durante o evento.

Participaram do SERNEGRA os seguintes estudantes: Allyson Kaic Ferreira da Silva, Alyson Leonardo Soares de Lima, Arthur Victor da Silva, Joyce Agnes da Silva Saldanha, Kaio Márcio da Silva, Maria Júlia Belarmino dos Santos, Nataly Maria da Silva Correia do Nascimento, Thadeu Ruan José da Silva e Witória Marinho Rodrigues dos Santos.

A edição de 2025 teve como tema central “Mulheres Negras e Democratização do País”, e discutiu o papel histórico e contemporâneo dessas mulheres na construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática, reconhecendo suas contribuições intelectuais, políticas e culturais na luta por direitos, equidade e justiça social. O SERNEGRA é um evento de âmbito nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciado em 2012, e representa um espaço qualificado de debate sobre as relações étnico-raciais, de gênero, classe e diversidade no Brasil.

Fim do conteúdo