Notícias
Estudante de Mecatrônica conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
Com o resultado, Daniel Levi de Oliveira tem a possibilidade de ingressar em universidades públicas através das vagas olímpicas.
O estudante do IFPE Caruaru Daniel Levi de Oliveira (Mecatrônica – integrado) foi medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2025, nível nacional da 3ª série do Ensino Médio. A informação foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Física, através da coordenação nacional do evento, na última sexta-feira (9).
Através desta conquista foi possível que o aluno concorresse às vagas olímpicas de renomadas universidades brasileiras. Algumas universidades consideram a premiação na OBFEP como critério para ingresso em seus cursos. Daniel fez a inscrição e aguarda o resultado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; na Universidade de São Paulo (USP), para Ciência da Computação e Sistemas de Informação; e na Universidade Federal do ABC (UFABC), para o Bacharelado em Ciências e Tecnologia.
Daniel resumiu o sentimento ao receber seu resultado na OBFEP como “revigorante e recompensador”. “Saber que todo o esforço que nós, alunos, colocamos em aprender pode voltar para gente em forma de novas oportunidades e conquistas é incentivador. As olimpíadas, sem dúvida, contribuem muito despertando talentos e interesses naqueles que participam, além de proporcionar a oportunidade de aproveitar isso para seguir trilhando nesse caminho”, comentou.
Sobre o papel do IFPE nessa conquista, o aluno afirmou: “a contribuição do IFPE sem dúvida é a maior de todas, pois foi por meio desta instituição que pude ter acesso a essas olimpíadas. Dando destaque também aos professores, que são os principais agentes motivadores para nós, alunos, explorarmos nosso potencial e seguir em busca daquilo que almejamos”. O professor Fernando Araújo é o representante da Olimpíada no Campus Caruaru e também foi o responsável por orientar o estudante a realizar as inscrições nas Universidades.
Outros estudantes do Campus também já conquistaram vagas em universidades através das olimpíadas. Foi o caso de Carolyne Assis (Engenharia de Produção) e Bruno Silva Torres (Licenciatura em Matemática), ambos na Universidade Estadual Paulista (UNESP).