Ações do IFPE Caruaru no Dia Internacional das Mulheres

A programação do 8 de março do Campus foi marcada por exposições e palestras.

No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o Campus Caruaru promoveu algumas ações para marcar a passagem da data. A programação trouxe atividades envolvendo Arte e Cultura, Pesquisa e Inovação, além de uma conversa sobre o mercado de trabalho.

A Sala do Acervo da Biblioteca recebeu a exposição das obras que fazem parte da Coleção “Mãos Amigas”. As telas são frutos de projeto sociocultural com Mulheres Catadoras das comunidades do Vassoural e Santa Rosa, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco, e um grupo de mulheres da terceira idade participante do Projeto Sesi Empreendedorismo.

O professor do Campus Caruaru e artista plástico, Elson Miranda, produziu as telas em aerografia, e as amostras de tecido foram recolhidas pelo grupo de Mulheres Catadoras. As mulheres do projeto Sesi fizeram o recorte e a aplicação nas telas projetadas. Assim nasceu a coleção “Mãos Amigas”. A exposição é uma ação do Núcleo de Vivência e Interações Positivas (Nuvi+) do Campus Caruaru, coordenado pela professora Rúbia Andrade.

Para fortalecer a presença de meninas e mulheres na Pesquisa e Inovação, o Campus recebeu o grupo Desperta, da Universidade Católica de Pernambuco. A iniciativa busca reunir meninas e mulheres do Ensino Fundamental, Médio e Superior, de Recife e Caruaru, para o desenvolvimento de soluções em IoT que promovam a Segurança das Mulheres. Foto mostra uma das estudantes durante seu depoimento. Ela está sorridente e ao lado de colegas de curso.

O momento reuniu estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho (3º e 7º períodos – integrado). Dez discentes do Campus serão selecionadas para participar de capacitações, oficinas técnicas, práticas e palestras. A ideia é trabalhar desde a concepção do problema e suas possíveis soluções, passando pelo desenvolvimento do pensamento computacional e da área de IoT, além do empreendedorismo. O Projeto Desperta foi aprovado pelo Edital Facepe 2022 – Cientistas Inovadoras, e é coordenado pela professora Andrea Maria.

Finalizando a programação do 8M, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT – 03) promoveu uma palestra com estudantes dos cursos subsequentes das turmas da noite.  O presidente do Conselho, Jessé Barbosa Lira, coordenou o momento. A palestra enalteceu a presença das mulheres na Indústria, explanou sobre a atuação e responsabilidades das Técnicas e Técnicos no mercado, além de apresentar como funciona o trabalho do Conselho.