Campus Caruaru marca presença no XVIII CONIC

Os estudantes apresentaram os relatórios finais das pesquisas desenvolvidas nos ciclos 2022/2023.

Estudantes e professores do Campus Caruaru em frente ao palco do auditório do Campus Pesqueira, local da cerimônia de abertura.

Nos dias 28 e 29 de agosto os estudantes pesquisadores do IFPE Caruaru participaram do XVIII Congresso de Iniciação Científica do IFPE (Conic), no Campus Pesqueira. Os discentes apresentaram os resultados dos seus relatórios finais de iniciação científica, desenvolvidos nos ciclos 2022/2023. Foram sete planos de trabalho, orientados pelos professores Alexander Sena, Adriel Roberto, Diógenes Freitas, Thiago Novaes, Ricardo Brandão e Sofia Rodrigues. As sessões expostas pelo Campus abordaram os eixos temáticos de Química & Ciência e Tecnologia, Ciências Humanas e Engenharias.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Reitor José Carlos de Sá. Além dos estudantes, representaram Caruaru a professora Elaine Rocha, diretora-geral; os docentes Cleyton Sousa e Anailza Galdino, gestores da Divisão de Pesquisa (Dpesq); e o diretor de Pesquisa do IFPE, coordenador do XVIII Conic e professor do campus, Flávio Albuquerque. “Foi de  extrema relevância a volta do CONIC de forma presencial, o contato dos estudantes com outros pesquisadores compartilhando experiências, trocando informações e conhecimento, ouvindo sugestões e elogios das bancas avaliadoras. Isso é muito enriquecedor para a trajetória acadêmica e profissional dos estudantes pesquisadores, onde  puderam vivenciar como a iniciação científica pode os levar a experiências acadêmicas exitosas” comentou a professora Anailza.

A edição deste ano acontece em três polos: Pesqueira, Ipojuca e Recife, além de sessões remotas específicas. O evento começou na segunda (28), em Pesqueira, e segue até 01/09 de forma simultânea em Ipojuca. Recife será de 11 a 15/09.

Confira os planos de atividades apresentados por Caruaru:

>> Monitoramento da densidade populacional de Aedes Aegypti em dois bairros do município de Toritama

• Estudante: Eduardo Pinheiro / Orientadora: Sofia Rodrigues

>> Por uma teoria da justiça social agostiniana: os fundamentos teóricos da tradição filosófico-teológica presentes na reflexão acerca da justiça social de Agostinho de Hipona

• Estudante: Joyce Fonseca / Orientador: Ricardo Brandão

>> Por uma teoria da justiça social à luz de Amartya Sen: os fundamentos teóricos de uma reflexão sobre a justiça social em Amartya Sen

• Estudante: Mateus Silva / Orientador: Ricardo Brandão

>> A justiça em Aristóteles: análise da jusfilosofia presente nas obras “ética a nicômaco” e “política” de Aristóteles

• Estudante: Jessé Alves / Orientador: Ricardo Brandão

>> Controle de trajetória por ajuste de velocidade para funções colaborativas de um robô paralelo utilizando lógica fuzzy

• Estudante: José Roberto de Almeida / Orientador: Alexander Sena

>> Modelagem matemática do sistema de propulsão de foguetes a combustível sólido de baixo custo

• Estudante: Cleber Silva / Orientador: Thiago Novaes

>> Projeto e fabricação de bancada de testes estáticos de baixo custo para motores de propulsão a combustível sólido de minifoguetes

• Estudante: Valdenio Sousa / Orientador: Adriel Lima
    Estudantes e professores do Campus Caruaru em frente ao Campus Pesqueira. Estudante Cleber Silva durante apresentação do relatório de pesquisa. Estudante Eduardo Pinheiro durante apresentação do relatório de pesquisa. Estudante José Roberto de Almeida durante apresentação do relatório de pesquisa. Estudante Valdenio Sousa durante apresentação do relatório de pesquisa.