Campus Caruaru promove ações em alusão ao Mês da Mulher

Participaram das atividades a Secretaria de Políticas para Mulheres e artistas de Caruaru.

Nos dias 25 e 26 de março o IFPE Caruaru ofereceu à comunidade acadêmica atividades para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, que aconteceu em 22/03. As ações foram promovidas em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, com a Associação de Mulheres Flor do Barro e com a artista Vitória do Pife. A organização ficou por conta do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Grêmio Estudantil.

Confira registros desses momentos na galeria de fotos.

Na segunda-feira (25), representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres ofereceram a palestra “Protagonismo da mulher negra: identidade e autoaceitação”. A conversa com estudantes do integrado foi coordenada por Fathyla Melo, Juliana Medeiros e Eva Gomes, no auditório da Biblioteca. O prédio da Biblioteca também abrigou a exposição com peças produzidas por integrantes da Associação de Mulheres Flor do Barro, do Alto do Moura, com a temática “A religiosidade em barros – novenas”. Na terça-feira (26), algumas dessas artesãs ofereceram uma palestra sobre Mulheres Empreendedoras, com organização do Grêmio Estudantil, e uma oficina sobre a arte do barro.

O Campus também recebeu a artista Vitória do Pife, através do Núcleo de Arte e Cultura. Representante da nova geração de pifeiros, Vitória fez um relato sobre a cultura do Pife em Caruaru, os grupos pifeiros da região e apresentou o instrumento aos estudantes. Durante o bate-papo, também houve momentos de apresentação e os discentes tiveram a oportunidade de conhecer como o instrumento funciona. Vitória é caruaruense e conheceu o pife através do Mestre João do Pife, patrimônio vivo de Caruaru e mestre da música popular. Além da participação em vários festivais, trabalha como luthier de pífanos, professora, musicista e compositora.