Campus Caruaru realiza aula inaugural da pós-graduação

Cerimônia aconteceu na última sexta-feira (30) e reuniu gestores do Instituto e autoridades da região.

Na última sexta-feira (30) aconteceu a aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança de Trabalho, oferecido pelo IFPE Caruaru. A primeira turma da especialização é composta por 30 alunos com formação superior em Engenharia e Arquitetura. A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL). Participaram do momento a Reitora do IFPE, Anália Ribeiro; a diretora-geral do Campus Caruaru, Elaine Rocha; o diretor do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE), Manoel Guedes; o coordenador e a vice-coordenadora da pós, Gustavo Peplau e Janine Arruda.

Também estava presente o professor Fagner Monteiro, representando a Divisão de Pesquisa do Campus; Weydson Roberto, representando a Direção do Ensino; a diretora de Obras e Projetos e a diretora de Planejamento do IFPE, Virgínia Gouveia e Xênia Luna; além dos representantes da Fundacentro Marcelo Alexandre, Luiz Antônio de Melo e José Hélio.

Para Gustavo Peplau, o acesso à educação pública de qualidade, em todos os níveis, é a única forma de se obter uma transformação real em nossa sociedade. “Essa especialização eleva o patamar de modalidades de cursos ofertados por nosso Campus, sendo essencial no desenvolvimento dos recursos humanos voltados para controle de perdas e prevenção de riscos a saúde e segurança do trabalhador. Esperamos atender a carência destes profissionais nos ambientes laborais da região, além de desenvolver junto às organizações mais projetos voltados para a área”, afirmou o coordenador.

Pós Engenharia Segurança do Trabalho Caruaru IFPE

Elaine Rocha ressaltou que esta é a primeira Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho gratuita na região Agreste e, umas das três, na área, já autorizadas no Brasil. “Entre nossos objetivos, queremos fortalecer os arranjos produtivos locais com pesquisa aplicada que apoie o desenvolvimento da cidade de Caruaru e entorno. Estamos felizes com as novas portas que se abrem para a educação e a indústria. De mãos dadas, todos avançam”, declarou a diretora do IFPE Caruaru.

Já para o professor Fagner Monteiro, a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é uma grande conquista para Caruaru e toda região agreste, “tendo em vista todas as atividades desenvolvidas no polo de confecções local e a grande quantidade de empresas que necessitam de serviços de profissionais qualificados na área. Ela vem agregar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação à indústria local, ajudando a consolidar a cidade como polo de inovação técnica e tecnológica”, ressaltou.

A pós-graduação é gratuita e terá 24 meses de duração, com o total de 640 horas. As aulas serão presenciais e acontecem toda sexta-feira, das 17h às 22h30, e sábado, das 7h às 18h15. O objetivo do curso é habilitar profissionais graduados em Engenharia e Arquitetura para o desenvolvimento e controle de processos e sistemas de gestão de segurança e saúde nas diversas atividades laborais.