Semana dos Eventos Unificados movimenta IFPE Caruaru

A cerimônia de abertura trouxe música e poesia nas apresentações culturais. A programação segue até 19/10.

Para conferir a galeria, clique na imagem e passe para o lado.

Nesta terça-feira (17), o IFPE Caruaru iniciou as atividades dos Eventos Unificados. A iniciativa reúne a programação da Semana Acadêmica e Tecnológica (Sematec), Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Olimpíada de Engenharia Mecânica do Agreste Pernambucano (OEMAP). A cerimônia de abertura aconteceu na área de convivência e teve a participação de gestores do Campus, estudantes e artistas da região.

Marcaram presença na abertura a Diretora-Geral do Campus, Elaine Rocha; a gestora da Divisão de Pesquisa, Anailza Galdino; a gestora da Divisão de Extensão, Lídia Silva; o coordenador do Bacharelado em Engenharia Mecânica, Diniz Júnior; e os professores Rafael Alves e Vilma Canazart, representando o Núcleo de Arte e Cultura.

>> Confira todas as fotos em: Galeria Eventos Unificados

Em sua fala, Elaine comentou sobre a temática deste ano: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. “Hoje o evento fala sobre a sustentabilidade e a necessidade de pensarmos nossas ações considerando as gerações atuais e futuras. E esse pensamento não deve ser limitado ao mundo do trabalho, mas também estar presente em nossas relações, para que possamos contribuir para a construção de uma sociedade mais unida e humana, valorizando sempre a nossa cultura”, declarou a Diretora.

Representando a Divisão de Pesquisa, responsável pela SNCT, a professora Anailza Galdino destacou a variedade de áreas nas atividades da programação. “Pensamos em ações que despertam o interesse do nosso público de todos os cursos e distribuímos a programação em três turnos. As atividades são voltadas para a temática ambiental e sustentável, atreladas ao desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

Já os professores Diniz Junior e Lídia Silva, representando a OEMAP e a Sematec, ressaltaram a oportunidade dos estudantes ampliarem as relações durante a participação nos eventos. “Espero que cada palestra e oficina engrandeça o conhecimento de vocês, não só nas atividades, mas nas conversas, na troca de informações, nas vivências”, comentou Lídia. “Aproveitem para conhecer um pouco a realidade dos outros cursos, ampliem seus saberes e façam novas amizades”, afirmou Diniz.

As apresentações culturais ficaram por conta da poetisa Valéria Sabóia, do Alto do Moura, que recitou o poema Gota D’água, de Paulo Pontes; do grupo musical 232, formado por Débora Kerem, Johnny Harim e Guilherme Bezerra, estudantes de Edificações; e de Gabriel, discente de Mecatrônica.

Programação: Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira