Covid-19: Egressos atuam na manutenção de equipamentos hospitalares no HMV

Clovis de Lira e Walber Mendes concluíram o curso Técnico em Mecatrônica em 2018, no IFPE Caruaru.

Profissionais de diversas especialidades estão ligados ao trabalho de combate ao Coronavírus (Covid-19). Uma dessas áreas é a Engenharia Clínica. Clovis de Lira e Walber Mendes atuam nesse meio, realizando a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médico-hospitalares, como os ventiladores pulmonares, garantindo a máxima eficiência para que esses equipamentos possam ser utilizados pelos profissionais de saúde. Ambos são formados no curso Técnico em Mecatrônica (integrado) do IFPE Caruaru, desde 2018, e hoje atuam no Hospital Mestre Vitalino (HMV), também em Caruaru.

“É uma sensação inexplicável essa de contribuir no ato de salvar uma vida. Fico satisfeito em poder ajudar as pessoas com o meu trabalho”, afirmou Clovis. Os ex-alunos do IFPE ainda são responsáveis pelo treinamento de colaboradores que também trabalham na manutenção esses equipamentos. “Apesar de ser pouco conhecida, a área de Engenharia Clínica é gratificante. Saber que sua prestação de serviços ajuda a preservar vidas, ainda mais nesse período delicado em que estamos, não tem preço”, comentou Walber.

Walber também explicou como o conhecimento adquirido durando os anos em que frequentou o Instituto contribuiu para sua atuação profissional nesse momento. “O IFPE não forma apenas profissionais, a instituição vai muito além disso. Além da educação de qualidade, o IFPE forma cidadãos, ensinando valores indispensáveis como cooperação, senso crítico, estimula o espírito coletivo e empatia com o próximo. Esses valores são essenciais para vida profissional e também pessoal. Sou grato ao Instituto por me tornar não apenas um profissional de qualidade, mas também um cidadão”.