Início do conteúdo

Docente do Campus Caruaru vai colaborar com a construção da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

O professor Fernando Souza foi convidado, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para participar do GTI criado pelo MEC que vai produzir subsídios para o PNEPT.


O docente do IFPE Caruaru Fernando Araújo foi convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para integrar Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), criado pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de produzir subsídios para a construção do Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT).

Compete ao GTI apresentar diagnóstico sobre a situação da Educação Profissional e Tecnológica do País e propor metodologias para identificar e atualizar a demanda por Educação Profissional e Tecnológica. Também cabe ao Grupo elaborar subsídios para a definição de metas, estratégias e ações a serem implementadas e de seus respectivos indicadores e métricas para avaliação da PNEPT.

Fernando vai participar da 2ª Reunião da Câmara Setorial de Diagnóstico (CS/03), que acontece no dia 07 de agosto, de forma híbrida. O professor será um dos especialistas representando o MCTI durante a reunião. De acordo com o docente, o convite partiu da Coordenação Geral de Educação Científica do MCTI, por sua participação na 5ª Conferência Temática Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, em abril de 2024, no Rio de Janeiro, e por seu trabalho desenvolvido no IFPE, nos eixos Ensino e Extensão, relatado em obra de sua autoria (clique aqui e saiba mais).

“De pronto aceitei o convite como especialista para contribuir com as discussões e me sinto muito honrado em poder dar minha cota de colaboração, além de poder representar o IFPE Caruaru, colocando em destaque o nosso campus”, afirmou o docente. Além da reunião citada, o professor vai participar de mais três Câmaras Setoriais, sendo uma por mês, até novembro. Em seguida, acontecerá mais uma reunião para finalizar o texto da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

Fim do conteúdo