Docente do IFPE Caruaru lança livro sobre uso do cordel no ensino da Astronomia

A obra detalha ações que o professor Fernando Araújo desenvolveu com estudantes nos eixos Ensino e Extensão usando a literatura de cordel.

Na última quinta-feira (22), o professor do IFPE Campus Caruaru Fernando Araújo participou do lançamento do livro “A História da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste: a Linha do Tempo em Forma de Cordel”, de sua autoria. A obra traz os fatos históricos e eventos astronômicos que ocorreram no nordeste do Brasil do século XVI ao século XXI. O livro também apresenta a função pedagógica do cordel, aplicada às atividades dos estudantes do Instituto Federal no ensino da Astronomia. O lançamento aconteceu em Recife, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Fernando Antônio Araújo de Souza atua como professor de Física no IFPE Caruaru desde 2014. Entre as ações desenvolvidas com os estudantes para despertar o interesse e reforçar o estudo da Astronomia, detalhadas na obra, estão a oferta de cursos de extensão e a preparação dos discentes para as olimpíadas científicas na área, além da abordagem nas aulas regulares.

Através do curso de extensão “Ensino da Astronomia Básica em Forma de Cordéis Astronômicos”, destinado aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o professor mostra a importância do conteúdo nos componentes curriculares das Ciências da Natureza, reforça a introdução da Astronomia no ensino básico e desperta o interesse dos/as alunos/as por essa Ciência. Esta ação, somada aos ensinamentos nas aulas regulares, já trouxe resultados. Um deles é a conquista, por parte dos estudantes, de diversas medalhas em olimpíadas estaduais e nacionais, como na Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Todas essas experiências estão expostas no livro, que foi produzido pelo professor durante sua Especialização em Ensino de Astronomia e Ciências Afins, na UFRPE, concluída em 2022. De acordo com Araújo, o objetivo da obra é guiar os professores de Física na aplicação da Literatura de Cordel para o ensino da Astronomia nas aulas, estimulando os/as alunos/as não só para o estudo como também para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo a Ciência.