Equipe de Fórmula SAE do Campus Caruaru está construindo protótipo de veículo

O grupo IF1 Racing é formado por estudantes do bacharelado em Engenharia Mecânica.

O primeiro veículo do IFPE Caruaru do tipo Fórmula está sendo construído. Um grupo de estudantes do curso superior em Engenharia Mecânica, intitulado IF1 Racing, trabalha na elaboração do carro. Fundada em 2019, a equipe tem como propósito a criação do veículo para participar da competição estudantil Fórmula SAE Brasil, que acontece anualmente na cidade de Piracicaba (SP).

De baixo custo e feito com componentes doados, a montagem do veículo proporciona aos discentes a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ter uma vivência profissional ainda dentro da instituição de ensino. A equipe é composta por 17 estudantes, sendo articulada com subdivisões técnicas e administrativas. São dois bolsistas de extensão e 15 voluntários. O grupo está vinculado ao projeto de extensão “IF1 Racing: projeto e fabricação de um veículo de fórmula SAE”, coordenado pelo professor José Manoel de Sousa.

Paula Eduarda é a capitã do grupo. “Nós já temos o motor, que foi cedido pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o chassi, doado pela equipe Fórmula UFPB, e diversos componentes do sistema de freios, rodas, pneus e amortecedores do carro. Também seguimos desenvolvendo o projeto em CAD do protótipo, através do qual já podemos notar o carro tomando forma”, explicou a capitã. Além do projeto de construção do veículo, a equipe planeja oferecer o curso de curta duração “Mecânica básica de motocicletas”, direcionado aos socioeducandos da Funase em Caruaru. Se concretizada, a iniciativa será a ponte do projeto com a comunidade externa.

Membros da Equipe IF1 Racing: Paula Eduarda e Tiago Victor (bolsistas Pibex), Jefferson Lima, Mateus Sinobio, Mateus Pereira, Lídia Santos, Vinícius Xavier, Felipe Melo, Fernando Alves, Mizael Claudino, Eduardo José, Marcela Márcia, Mariana de Souza, Erik Ronnald, Eduardo Reis, Válnei Cândido e José Roberto.

Fórmula SAE: a competição faz com que os participantes desenvolvam um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. A disputa começou nos Estados Unidos em 1981, substituindo a versão anterior da Mini-Indy. No Brasil, a primeira edição ocorreu no ano de 2004.