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Estudante de Caruaru apresenta projeto em Brasília durante a SNCT
Laianne Torres expôs protótipo desenvolvido no Desafio Meninas na Ciência.
Dando seguimento ao Desafio Meninas na Ciência, Laianne Torres, estudante de Engenharia Mecânica, representou o IFPE durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. Os protótipos desenvolvidos durante o Desafio foram apresentados na SNCT, no estande do Ministério da Educação, de 15 a 18 de outubro. Laianne integrou a equipe que desenvolveu um Circuito Físico composto por quatro estações, cada uma abordando os seguintes assuntos: atrito, densidade, plano inclinado e movimento circular uniforme.
A exposição dos protótipos na SNCT fez parte da segunda etapa do Projeto Meninas na Ciência. A iniciativa reuniu alunas dos Institutos Federais de todo o país, selecionadas para criar experimentos/equipamentos para serem usados em aulas do Ensino Médio. “Foi muito gratificante representar meu Estado novamente, dessa vez em um evento nacional. Espero conseguir despertar o interesse de mais mulheres na área das exatas”, comentou Laianne. O projeto foi exposto para uma representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), docentes do IFB e IFG e empresários, que juntos formaram a banca de avaliação.
Nesta segunda etapa as estudantes precisaram reduzir o tamanho do protótipo, para que ele coubesse nos kits de laboratórios das escolas. Também foi necessário validar (fazer uma bateria de testes com o público e uma pesquisa de mercado) o produto e montar o plano de negócios. “O resultado ficou incrível. Foi uma experiência enriquecedora que juntou Engenharia e Negócios”, afirmou a estudante.
Produto – o projeto criado pelas estudantes funciona como um tipo de game em que os alunos precisam responder perguntas para fazer com que um carro complete todo o circuito. Trata-se de um carro seguidor de linha, programado para se movimentar por meio de sensores. As perguntas envolviam os elementos presentes no circuito como roda gigante, montanhas, carros, lagos, entre outros. O grupo elaborou os cards com as perguntas que deveriam ser feitas em cada subestação, além de uma cartilha explicando ao professor como aplicar o projeto em sala de aula.
*Fotos: arquivo pessoal