Início do conteúdo

IFPE Caruaru apresenta resultado parcial de projeto financiado pela Facepe

Apresentação foi realizada pelo professor Alexander Sena, coordenador do projeto, no dia 20/04.


Na última sexta-feira (20) o professor Alexander Sena, coordenador de Mecatrônica, apresentou os resultados parciais do projeto Desenvolvimento de Protótipo com Cinemática Paralela Tipo Delta Linear para Manipulação Rápida de Peças, financiado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) com o valor de R$100.730,00. A apresentação aconteceu no Parque de Eletroeletrônicos e Tecnologia Associada (Parqtel), em Recife.

A exposição foi feita para o corpo docente avaliador da Facepe/Parqtel; Claudio Abreu, Analista em Gestão de Ciência e Tecnologia; e Felipe Sabat, Gerente de Incubação.

De acordo com o professor, o valor recebido está sendo utilizado na compra de material para o Laboratório de Instrumentação e Controle, do curso Técnico em Mecatrônica do IFPE Caruaru. Até o momento foram adquiridos sistemas de movimentação, sensores de deslocamento, circuitos eletrônicos e motores da máquina, que está em fase de montagem. Por enquanto, o valor total de material adquirido é R$ 37.457,02. Um protótipo de testes foi desenvolvido com recursos próprios. 

Ainda segundo Alexander, o campus também desenvolveu estudos que resultaram na elaboração de artigos submetidos a congressos. Foram três trabalhos, são  eles: Projeto e Controle de Robô Paralelo Tipo LINAPOD, submetido ao Congresso Brasileiro de Automática (2018); Construction and Control PID of Delta Parallel Robot, submetido ao 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering (2017); e Desenvolvimento e Controle de Robô Delta para Manipulações Industriais, submetido ao Congresso Brasileiro de Automática (2018).

O objetivo final é desenvolver um protótipo com sistema mecânico de estrutura cinemática paralela tipo robô delta linear com três graus de liberdade para trabalhar em mini célula de manufatura. Esse protótipo deverá ser capaz de realizar o papel de manipulador industrial de alta velocidade e precisão, trabalhando em ação pick-and-place, sincronizada com uma esteira transportadora. O acionamento das juntas deverá ser realizado por meio de motores de CC (Corrente Contínua) e fusos de esferas recirculantes.

O trabalho foi contemplado na chamada Facepe/Parqtel 10/2016  – Escolas Técnicas – Manufatura Avançada.

Fim do conteúdo