IFPE Caruaru é sede do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar de PE

Cecanes são unidades de referência e suporte técnico-científico para a boa execução do PNAE.

Em agosto de 2022, o Campus Caruaru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco passou a sediar o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) de Pernambuco. A equipe responsável é formada por nutricionistas, bióloga, engenheira agrônoma e pedagoga, com profissionais de diversos campi do IFPE. Neste mês de dezembro, apresentações foram realizadas para a comunidade do Campus Caruaru, exibindo o Plano de Trabalho 2022/2023 do Centro para representantes estudantis e gestores.

Mônica Gomes, nutricionista do IFPE Caruaru e integrante do Cecane, fazendo apresentação do Plano de Trabalho 2022/23 do Centro.

Distribuídos em todas as regiões do país, os Cecanes são unidades de referência e suporte técnico-científico para a boa execução do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição Escolar, o PNAE. Os centros apoiam a consolidação da gestão operacional e desenvolvimento do programa e possuem caráter de assessoria para as entidades executoras dos estados e municípios.

Mônica Gomes, nutricionista do IFPE Caruaru e integrante do Cecane, explica que esse apoio inclui a capacitação de Conselheiros de Alimentação Escolar (CAE) dos municípios pernambucanos em que o IFPE e seus parceiros atuam, membros do CODIR, FORDAP, CODEN e servidores que integram o Setor de Compras do IFPE e do IF Sertão Pernambucano. Além disso, o Centro também fará o mapeamento da demanda de compras públicas para alimentação escolar e a oferta da produção oriunda da agricultura familiar nos municípios sede do IFPE, com o intuito de atender o Art.14 da Lei 11.947/2009.

Os Cecanes surgiram em 2006, fruto de parcerias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com as Instituições Federais de Ensino Superior. Para conseguir sediar o Centro, o IFPE participou do Edital nº 01/2021 – CGPAE/DIRAE/FNDE.

Mônica ressalta que a experiência de Caruaru com a alimentação escolar, implantada desde outubro de 2018, colaborou para a vinda do Cecane para o campus. “O edital pedia que o IFPE descrevesse qual sua expertise na execução do Programa. Assim, apresentamos a experiência recente da execução do PNAE no campus e o passo a passo da sua implantação, descrevendo as dificuldades e soluções encontradas para atender os estudantes da melhor forma possível. Assim, tivemos nossa proposta habilitada para receber o Centro”, comentou.

Clique aqui e confira o Plano de Trabalho 2022/23 do Cecane