Início do conteúdo

IFPE Caruaru lança edital para Programa de Tutoria de Pares

Seleção oferta vagas para tutores bolsistas e voluntários, além de formação de cadastro de reserva, para apoiar estudantes acompanhados pelo Napne


O IFPE Campus Caruaru lançou o edital do Programa de Tutoria de Pares, iniciativa que busca promover a inclusão e fortalecer a permanência e o êxito de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, vinculados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) ou instâncias equivalentes.

A tutoria de pares consiste em uma atividade acadêmica em que um estudante tutor oferece acompanhamento individualizado a outro estudante (tutorado), utilizando estratégias pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento de competências educacionais, sociais e interpessoais. A seleção contempla estudantes dos cursos de nível médio integrado, subsequente e superiores, tanto presenciais quanto a distância.

As vagas para tutoria remunerada (com bolsa de R$ 300,00 e carga horária de 10h semanais) estão distribuídas da seguinte forma:

B01 – Transtorno do Espectro Autista (TEA), Bacharelado em Engenharia Mecânica, turno matutino;
B02 – Transtorno do Espectro Autista (TEA), Técnico Integrado em Mecatrônica, turno vespertino;
B03 – Déficit de aprendizagem, Técnico Integrado em Mecatrônica, turno vespertino;
B04 – Déficit de aprendizagem, Técnico Subsequente em Mecatrônica, turno vespertino.
Também haverá cadastro de reserva, além da possibilidade de participação como tutor voluntário, com carga horária de 10h semanais. O período de vigência da tutoria será de um semestre letivo, prorrogável por até dois anos, condicionado à avaliação e disponibilidade de recursos.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, através do sistema Fluxo.IFPE, utilizando o e-mail institucional do candidato, entre os dias 22 a 24 de setembro de 2025. As informações acadêmicas do estudante serão importadas automaticamente do Q-Acadêmico; caso não estejam atualizadas, será necessário entrar em contato com o setor de registro acadêmico do campus.

O processo seletivo será composto por duas etapas: análise do histórico escolar (eliminatória) e entrevista (classificatória). O cronograma prevê a homologação das inscrições em 19/09, análise do histórico em 22/09, entrevistas em 30/09 e divulgação do resultado final em 07/10. O início das atividades dos estudantes tutores está previsto para o dia 15 de outubro de 2025.

Confira:

Edital

Anexo I – Cronograma 

Anexo II

Anexo III

Fim do conteúdo